Um dos primeiros passos para que uma inovação funcione é identificar qual das tendências de mercado melhor se ajusta ao posicionamento estratégico da empresa, à sua estrutura de ativos e processo, tanto produtivos como organizacionais.
Além disso, é necessário fazer uma avaliação do potencial de lucro que essa inovação poderá trazer. Toda gera custos. Construa um indicador simples, triplo A para o mais alto potencial de lucro e A para o menor. Triplo E para a de mais alto esforço e E para a de menor. Com esse método é possível chegar-se a uma ou duas invenções para desenvolvimento.
É muito importante também fazer o teste do produto, principalmente quando se trata de invenções. Esse processo ajuda a identificar as reais demandas e ofensores, em pequena escala, para a produção da invenção. Também é o primeiro passo para uma estimativa real de custos.
Depois de passadas todas essas etapas, é a hora de entrar em contato com os clientes. Tente testar a inovação em sua base de clientes ou consumidores.
Esses passos são indispensáveis para lançar uma inovação ao mercado, pois envolve uma análise de gastos, lucros e possível aceitação de seus clientes. Faça essas análises sempre que pensar em lançar um produto ou serviço diferenciado para seu negócio, mesmo que outras marcas já o tenham adotado. Nem toda inovação serve para todos os tipos de negócios.
Como levar uma inovação ao mercado
Feito por Marília Rocha