Você sabe os motivos pelos quais os backlinks causam tanto impacto? É isso que vamos explicar. Talvez seu site tenha uma bela velocidade de carregamento e conteúdos excelentes, mas ainda não aparece no topo dos buscadores. Seu problema pode estar aqui!
Afinal, o que é um backlink?
Backlink é, basicamente, um link feito de um site para outro site. Os motores de busca, como o Google e o Bing, usam a qualidade e o número de backlinks como um sinal de ranqueamento.
Portanto, a aquisição de backlinks é uma técnica fundamental de uma agência de SEO para posicionar uma página no topo das pesquisas.
A tecnologia dos buscadores vê os backlinks como uma indicação. Até porque, se um outro site fez um link para o seu, é sinal que ele acredita que o conteúdo da página é de qualidade.
Desse modo, a cada link recebido, os sites ganham autoridade. E, obviamente, quanto maior a sua autoridade, maiores as suas chances de conquistar posições.
Como os backlinks ajudam no tráfego orgânico do seu site?
Como dissemos, os backlinks são uma referência. Quando um site qualificado e bem-visto pela plataforma de busca faz link para uma página sua, a tendência é que o buscador tenha mais “confiança” em você. No entanto, não é só isso. Os backlink também influenciarão os seguintes pontos:
- Aquisição de tráfego de referência, o que chamamos de Referral;
- Fortalecimento da marca, a Brand Awareness;
- Construção de relacionamentos.
Nesse sentido, os backlinks auxiliam na atribuição de valores por meio de algoritmos, indicando confiabilidade e popularidade na rede. O marketing digital é pautado, principalmente, pela relevância de conteúdo, e essa notabilidade pode ser criada com um bom trabalho de link building.
Saiba como identificar um bom backlink
Para atingir os benefícios acima, o backlink precisa ser de boa qualidade. Um bom backlink é aquele que influencia de forma positiva o rendimento de páginas nos mecanismos de pesquisa, claro. Mas como identificar que sua página recebeu um interessante? As seguintes características podem te ajudar a fazer essa avaliação:
- O backlink é proveniente de um site verificado;
- Não contém o atributo nofollow anexado às propriedades do link;
- O site que citou uma página minha apresenta alta autoridade de domínio e confiança do Google ou outro motor de busca;
- Vem de um site qualificado.
Por fim, concluímos que não há como negar que vivemos em uma era de vitrines online. As estratégias atuais fazem com que empresas sejam visualizadas rapidamente, mas não se trata de uma tarefa tão simples. É necessário um planejamento de SEO para e-commerce e demais negócios para “dar a cara” em uma busca orgânica. Nesse contexto, os backlinks são imprescindíveis!