À vista disso, é importante que o equipamento auditivo seja prático e se adeque às necessidades de cada pessoa.
O processo de familiarização pode ser longo, dependendo do modelo, então é comum alguns incômodos. O tempo é necessário para que o cérebro (que já estava habituado com a disfunção) se acostume com os sons ambientes que não podia ouvir antes.
O acompanhamento com o fonoaudiólogo é primordial. Informe-o sobre possíveis dores ou desconfortos, para que o aparelho seja ajustado de forma correta, tornando o uso muito mais confortável.
Colocar e retirar o dispositivo, limpar (você pode recorrer a equipamentos como um desumidificador de aparelhos auditivos), ajustar e substituir a bateria — são todas práticas comuns a se aprender e que facilitarão a rotina.
Para te ajudar no processo, elencamos a seguir algumas formas de regular o seu aparelho auditivo.
Limpeza do aparelho auditivo
É fundamental manter os acessórios do aparelho auditivo e o próprio limpo de sujeira, pó, cera e quaisquer outros resíduos que podem prejudicar os sons recebidos, além de danificar os componentes do aparelho. Esteja atento às instruções de limpeza do modelo e consulte o fonoaudiólogo para melhores explicações. Alguns modelos necessitam de limpezas diárias ou com maior prazo.
Com as ferramentas adequadas de um kit de limpeza para aparelho auditivo, elimine todos os resíduos de sujeira do tubo e da cúpula do receptor (com um espaço de tempo maior). E, diariamente, com um pano seco, retire o cerume e umidade. Essas práticas vão permitir maior durabilidade do aparelho e um uso contínuo sem maiores problemas de captação de sons.
Uma dica importante é não utilizar os aparelhos auditivos durante a rotina de higiene, e mantê-los em locais secos e frescos e longe da luz solar direta.
Manutenção do aparelho auditivo
Realizar a manutenção do aparelho de tempos em tempos é importante para prevenir certos defeitos, prolongando o tempo de uso e sua qualidade.
Geralmente, o retorno para manutenção é feito após 30 dias de uso, então 90 dias a partir desse e depois 180 dias. Esse período é necessário para avaliar como o equipamento vai se comportar e se há necessidade de troca.
Além de manutenções periódicas, um ponto importante para quem utiliza aparelho auditivo é otimizar o tempo de bateria. Não está usando o equipamento? Mantenha o compartimento da bateria aberto.
Dessa forma, você evita desperdícios desnecessários e garante que ela dure por mais tempo. Se o modelo utiliza pilhas no aparelho auditivo, realize o mesmo procedimento.
Ajuste do volume do aparelho auditivo
No início, é comum que os sons pareçam muito fortes e altos. Por consequência, é necessário realizar regulagens com base na experiência do indivíduo em diferentes ambientes.
A regulagem nada mais serve para adequar os sons, a partir das mudanças no volume, na frequência e em programas que o aparelho possui. Como cada ambiente possui suas propriedades sonoras, é importante saber ajudar o aparelho em diferentes locais e nivelar a captação de sons.
Isso vai permitir que o uso seja mais confortável, ajudando na adaptação e garantindo o bem-estar de quem utiliza o equipamento.