Como saber que chegou a hora de mudar de piso?

Como saber que chegou a hora de mudar de piso?

Os pisos antigos são importantes para um lar não apenas por uma questão estética, mas também porque eles têm a funcionalidade de modificar o conforto térmico e acústico dos ambientes em que foram instalados. Entretanto, assim como qualquer outro produto ele tem um prazo de vida útil, mas como saber que chegou a hora de mudar de piso?

Fique atento aos sinais

Os pisos antigos que já contém sinais de desgaste, bem como de manchas, rachaduras e que são se soltando dão indícios de que você não deve manter esse revestimento. 

Além disso, é necessário ficar atento à problemas estruturais, como por exemplo infiltrações, pó granulado que indica a presença de cupins, entre outros.

Contudo, a troca desse forro não se resume apenas a uma opção que vá combinar melhor com o projeto de decoração da sua casa. É preciso inicialmente ponderar quais são as opções dentro do seu orçamento disponível, e a funcionalidade que você precisa.

Afinal, cada modelo tem um procedimento específico para a instalação, além de que as suas necessidades precisam ser atendidas, como por exemplo se você não quer ter que fazer uma obra para trocá-lo, se quer algo que melhore a acústica da sua casa, que seja resiste a umidade e afins.

Qual a melhor opção de piso: vinílico ou laminado?

O piso vinílico têm diferentes modelos de fabricação como as versões de cloreto de vinila e PVC, bem como de formatos em que ele pode ser aplicado: mantas réguas ou placas.

Entre as vantagens em optar pela colocação de piso vinílico estão à forma efetiva com a qual ele abafa os sons, e também o conforto térmico que ele dá para o ambiente.

Aliás, se você tiver crianças e animais domésticos vai gostar de saber que o piso vinílico infantil além de antialérgico, ele é um dos pisos mais difíceis de serem manchados, e está entre os que dura mais – sua vida útil varia entre 5 e 16 anos!

Entretanto, é preciso ter em mente de que os pisos vinílicos não oferecem tanta proteção contra riscos, o ideal é que você evite movimentos que se assemelham a uma “raspagem”, como é o caso do deslocamento de móveis.

Procure fazer a instalação de piso vinílico em ambientes em que ele não entre em contato com a luz solar de maneira incisiva, pois os raios UVA e UVB podem desbotá-lo. 

Os locais em que eles se adaptam melhor são os quartos e salas, o que não ocorre em piso vinílico para banheiro e piso vinílico para cozinha  que são cômodos com mais umidade.

Além disso, uma das grandes vantagens desse modelo de piso vinílico preço m2 é que ele possui um excelente custo-benefício para o consumidor e conta com uma grande variedade de cores disponíveis.

Já o piso laminado é um dos modelos de piso que tem a instalação mais prática. Além de você ter a possibilidade de ser desmontado para ser realocado em outro cômodo, ou imóvel, ele pode ser utilizado no dia seguinte à instalação.

Se você têm problemas com os sons, o ideal é que você não opte por pisos laminados, pois eles propaga os sons com facilidade. Caso queira evitar esse problema, é preciso ter mente que também deverá aplicar uma manta acústica.

Tenha em mente de por se tratar de uma superfície mais lisa é necessário ponderar se de fato vale a pena, uma vez que o piso laminado instalação faz com que os animais domésticos tenham mais facilidades para escorregar.

Bem como é necessário ter cuidados especiais para com a umidade, por conta do seu miolo o piso laminado de madeira deve ser secado imediatamente após entrar em contato com líquidos, como água, refrigerante e derivados.

Ainda sim, o piso laminado instalação está entre os que têm maior tempo de vida útil, podendo chegar até 16 anos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *