Inclusive, é preciso lembrar que todo cuidado é pouco! Acidentes com compressores de ar comprimido são comuns e muito graves, podendo levar até a morte do operador ou pessoas que estejam próximas.
Ou seja, quando for procurar pela locação de compressores saiba que deverá ter cuidados de manutenção do próprio compressor e também cuidados com a segurança.
O que é preciso fazer?
- Antes de qualquer coisa, recomendamos que você leia o manual de instruções;
- Não ultrapasse a pressão máxima indicada pelo adesivo ou plaqueta do compressor em hipótese alguma;
- Deixe a máquina desligada durante todos os processos de manutenção;
- Enquanto o reservatório estiver pressurizado, não retire nenhum acessório;
- Escolha locais apropriados para qualquer operação;
- Sempre utilize os equipamentos de proteção individual adequados;
- Verifique se o equipamento não está com vazamentos, trincas ou alguma deterioração causada por corrosão (em caso de aluguel de compressor, o conserto é responsabilidade da empresa que o fornece);
- Antes de iniciar alguma operação, esteja certo de que a mangueira, as válvulas, conexões e abraçadeiras estão firmemente presas – sem correr o risco de que se soltem durante a utilização;
- Desligue o motor sempre que o compressor não estiver sendo usado;
- Se atente às altas temperaturas.
Como ter acesso a compressores de ar?
É possível encontrar modelos diferentes de compressores, sendo que os mais requisitados são o compressor elétrico e o compressor a diesel.
Para conseguir utilizar um desses exemplares, você deve procurar pela venda ou aluguel de compressores de ar. Aconselhamos que dê prioridade ao serviço de locação, porque o preço de compressor de ar tende a ser mais acessível, a manutenção fica por conta da empresa e você só permanece com o equipamento pelo tempo necessário.
Independente disso, é importante seguir as dicas de cuidado para utilização apresentadas acima em todas as operações com compressores!