Vinicius Samarane era diretor de Controles Internos do Banco Rural na época em que o escândalo do mensalão foi descoberto.
Fazia parte do núcleo operacional e financeiro, ao lado de seus companheiros Katia Rabello, José Roberto Salgado e Ayanna Tenorio, que também desempenhavam funções de liderança no Banco Rural.
O papel do diretor era combater práticas ilícitas e também manter a conformidade dos procedimentos do banco com as normas do Banco Central.
Para o MP, atuou decisivamente para viabilizar o esquema de lavagem de dinheiro executado pelo Banco Rural, ao ajudar omitir do sistema de informações do Banco Central o nome dos beneficiários dos recursos do mensalão sacados das contas de Marcos Valério, infringindo normas do sistema financeiro.
Ele foi condenado pelos crimes de gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro em setembro de 2012, durante o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal, e absolvido das acusações de evasão de divisas e formação de quadrilha.
Foi sentenciado a 8 anos, 9 meses e 10 dias de prisão, além do pagamento de 598.000 reais de multa. Teve a prisão decretada em 5 de dezembro de 2013, e se apresentou à Polícia Federal no mesmo dia. Atualmente, Vinicius Samarane cumpre pena em Minas Gerais.
Feito por Marília Rocha
Condenados do Mensalão – Vinicius Samarane
VEJA IMAGENS DE VINICIUS SAMARANE: