A logística possui extrema importância para as empresas, especialmente para aquelas que trabalham com cargas físicas no dia a dia. Um bom planejamento no que diz respeito a equipamentos, como controles remotos industriais, é fundamental quando se lida com pesos de difícil manuseio humano.
Conheça alguns dos equipamentos mais utilizados para facilitar a movimentação de cargas:
Guindastes
Com cargas cada vez maiores, é preciso que se faça a utilização de equipamentos adequados para suportar os esforços. Em razão disso, as indústrias de construção civil, terminais portuários e aeroportuários começaram a empregar os guindastes e os controles remotos industriais para guindaste.
Eles são divididos em:
- Gruas: transporta cargas tanto na horizontal quanto na vertical. O controle é feito eletronicamente, por meio de controles remotos industriais para grua, tornando a movimentação mais suave e auxiliando na economia de energia.
- Pinça ou multiangular: constantemente utilizada na construção civil, pois ela pode ser desmontada apesar de suas grandes dimensões.
- Pórtico: comuns em portos, tem o intuito de manobrar e descarregar contêineres ou contentores. Apresenta, normalmente, força o suficiente para carregar até 12 contêineres de 20 metros cúbicos.
- Grua florestal: carrega toras de madeira em caminhões ou em carretas específicas. Por isso, virou essencial em empresas de papel e celulose.
- Munk: também chamado de guindaste rodoviário, é comumente empregado na montagem de estruturas metálicas, na construção civil e outros setores.
Transpaletes
Os transpaletes existem há bastante tempo, sendo uma das principais funções o deslocamento de materiais com pouco custo. Facilita (e muito!) quem trabalha com estoques.
Pontes rolantes
As pontes rolantes são muito usadas para manusear produtos mais pesados dentro de uma área fixa, bem como para movimentar produtos mais desajeitados. É o caso dos materiais a granel. Pode ser uma ponte rolante suspensa, apoiada, uni ou dupla-viga, dependendo sempre da carga que vai sobre ela.
As pontes são manuseadas por controles remotos industriais para pontes rolantes.
Empilhadeiras
Um equipamento que faz parte da rotina de toda empresa especializada em logística. As empilhadeiras servem para fazer a carga e descarga de mercadorias em geral. Dependendo da sua categoria, é capaz de movimentar cargas que vão de 1.000 kg a 16.000 kg, sem que seja necessário um grande esforço humano.
Transelevadores
São robôs que fazem o armazenamento de produtos de forma automatizada. Eles até se deslocam ao longo dos estoques, usando a altura do galpão para alocar mercadorias.