A BDO RCS Auditores Independentes divulgou nesta segunda-feira seu quarto estudo de marcas dos clubes brasileiros, em que o Corinthians aparece como o time com marca de maior valor no país, avaliada em 1,005 bilhão de reais. A metodologia foi a mesma das outras edições, usando dados financeiros, pesquisa de torcedores, marketing dos clubes e dados econômicos e sociais – entre eles método de fluxo de caixa, diferenciais da marca de cada clube, e as características do torcedor de cada clube, como faixa etária, nível de renda, distribuição geográfica e hábitos de consumo.
O Corinthians – campeão da Libertadores neste ano – é o líder do estudo divulgado em 2012, em que foram analisados 17 times, seguido por Flamengo, 792 milhões de reais, e São Paulo, 771 milhões. Como foi a primeira vez que um clube brasileiro ultrapassou esse valor, até a revista americana Forbes citou o fato em seu site, com o título “Corinthians, The Only Billionaire Soccer Club In Brazil” – Corinthians o único clube de futebol bilionário do Brasil.
O valor da marca dos 17 clubes pesquisados:
Time | R$ | |
1º | Corinthians | 1,005 bilhão |
2º | Flamengo | 792 milhões |
3º | São Paulo | 771 milhões |
4º | Palmeiras | 481,2 milhões |
5º | Internacional | 392,9 milhões |
6º | Santos | 341,6 milhões |
7º | Vasco | 316,7 milhões |
8º | Grêmio | 316,1 milhões |
9º | Cruzeiro | 205 milhões |
10º | Atlético MG | 179,1 milhões |
11º | Fluminense | 157,4 milhões |
12º | Botafogo | 112,6 milhões |
13º | Atlético PR | 86,9 milhões |
14º | Coritiba | 83,3 milhões |
15º | Bahia | 55 milhões |
16º | Vitória | 42,3 milhões |
17º | Sport | 41,9 milhões |