Como criar uma rotina de limpeza para o tapete
O cronograma de limpeza de tapetes depende da particularidade de cada lar. É preciso adequar a higienização aos seus dias livres, e também da sua necessidade.
Existem famílias que têm o hábito de não utilizarem sapatos dentro de casa, dessa forma, a demanda de lavagem de tapetes é reduzida. Tendo em vista que o tapete não terá contato frequente com resíduos externos que vem com os calçados.
“Como limpar tapete?” Recomenda-se a aspiração duas vezes por semana para retirar poeira e demais resquícios do ambiente presentes na parte mais superficial do tapete. Caso você tenha animais domésticos, a necessidade pode aumentar.
Tendo em vista de que cães e gatos soltam pêlos é preciso verificar em quanto tempo que você deve aumentar essa frequência.
Uma recomendação importante é deixá-lo no sol depois de passar o aspirador de pó. Isso porque a umidade propicia a proliferação de fungos e bactérias. Ao fazer isso você evitará a incidência de doenças respiratórias.
Vantagens de realizar a limpeza de tapete
Além de serem um objeto de decoração, os tapetes também têm a função de melhorar a acústica e o conforto térmico do ambiente. Se tratando de uma peça tão importante para o lar, é imprescindível tomar cuidado para a sua conservação.
Ao investir no cronograma para lavar tapetes você estará assegurando o aumento do tempo de vida útil dele, de maneira que o aspecto de “novo” se manterá por tempo.
Se você deseja fazer uma limpeza mais profunda, inclusive para realizar a retirada de manchas e quaisquer danificações o ideal é que você faça a lavagem de tapetes em uma empresa que lava tapetes.
Essa é alternativa mais segura, tendo em vista que eles sabem como higienizar tapetes, seja lavagem de tapete a seco, de modelos como lavagem tapete persa e da realização do serviço de impermeabilização de tapetes.