A especialização técnica para quem já realizou um curso de técnico de enfermagem ou auxiliar, representa um diferencial no mercado e amplia as oportunidades e áreas de atuação tanto do técnico em enfermagem quanto do auxiliar.
Para um atendimento eficiente, o socorrista, no caso o auxiliar de enfermagem ou técnico, deve manter-se calmo, afastar curiosos e chamar o atendimento especializado. O primeiro passo, no entanto, é reconhecer imediatamente se existe parada cardiorrespiratória e fazer a verificação do pulso e consciência da vítima. Caso o socorrista não consiga perceber o pulso, conforme as diretrizes da American Heart Association AHS (2015), inicia a massagem cardíaca e os procedimentos de desobstrução de vias aéreas e ventilação.
Conteúdo do curso
Entre os objetivos das matérias ministradas no curso de suporte básico à vida, o aluno deverá ser capaz de reconhecer e situações de emergência e urgência. Além disso, com simulações e uso de manequins, o discente também aprende como fazer manobras de desobstrução de vias aéreas de forma correta e segura, além de reanimação cardiopulmonar e a utilizar desfibrilador externo automático.
As principais competências desenvolvidas devem orientar o profissional da saúde a atuar em casos de asfixia, desmaio, desobstrução de vias aéreas, obstrução de vias aéreas por corpo estranho, queimadura, traumas etc.
Geralmente o curso de suporte básico à vida para técnico em enfermagem tem duração de até 10 horas, variando em cada instituição de ensino.
Onde encontrar cursos de BSL para técnicos em enfermagem?
As simulações e o ensino por meio da prática é essencial para avaliar se um curso de suporte básico à vida tem qualidade. A melhor escolha é procurar por este tipo de curso em escola de enfermagem.
Os professores dos cursos de enfermagem, além de atuarem na área, possuem a expertise técnica e didática para ensinar com facilidade e desenvoltura.