Você quer dar aquele presente especial para alguém muito querido, mas não quer passar vergonha ou pagar aquele mico a pessoa descobrir que você deu um presente falso.
Uma das pedras preciosas usadas em jóias que é bastante falsificada é o diamante.
O diamante é o mais duro material de ocorrência natural que se conhece, com uma dureza de 10 (valor máximo da escala de Mohs). Isto significa que não pode ser riscado por nenhum outro mineral ou substância, exceto o próprio diamante, funcionando como um importante material abrasivo.
Para saber se o diamante presente na jóias é original ou não, o modo mais seguro e que também acaba sendo mais caro é procurar a ajuda de um joalheiro experiente e de confiança.
Como se assegurar da autenticidade do jóia:
Várias joalherias emitem certificados de autenticidade. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para não comprar gato por lebre.
Um certificado confiável inclui os seguintes itens:
• Nome e CNPJ do estabelecimento emitente;
• Número de registro no conselho de classe, incrição municipal, titulação e assinatura do gemólogo autônomo (responsável técnico);
• Número e registro do certificado e data. Caso esteja interessado/a em mais detalhes sobre certificados de autenticidade de pedras preciosas, vale a pena visitar o site da GEM LAB – Gemologia e Engenharia Mineral.
Esses são algumas das dicas para não comprar gato por lebre, e vale sempre comprar em uma joalheria que está a bastante tempo no mercado e conhecida pelas pessoas pela sua marca.