Otimização de sites, inbound marketing, conteúdos. Esses são só alguns exemplos dos termos que as pessoas ligadas ao marketing digital mais escutam. Hoje, falaremos sobre marketing de conteúdo, mas afinal, o que é isso? Como fazer? Calma! Embora algumas dúvidas possam rondar a cabeça de muita gente, há respostas para todas as perguntas.
Continue a leitura e confira o que separamos para você:
Marketing de Conteúdo: definição
Antes de aprofundarmos o assunto, é justo e muito necessário que você entenda o que é o marketing de conteúdo. De modo geral, marketing de conteúdo é uma estratégia utilizada para criar e compartilhar conteúdos relevantes para os usuários. Com essa estratégia, em contrapartida, é possível captar e fidelizar clientes.
Tais conteúdos podem ser: vídeos, e-books, textos e posts em redes sociais. O principal objetivo dessa técnica é sanar as dúvidas do seu público-alvo, por isso, é de extrema importância que você saiba como fazer isso do jeito certo!
Dentro dessa estratégia, há a junção de muitas áreas especialistas em marketing digital, como por exemplo, redatores de SEO, profissionais de inbound e Social Media.
Dicas de como fazer marketing de conteúdo
Agora que você já conhece a definição e o principal objetivo do marketing de conteúdo, sem mais delongas, vamos às dicas! Continue a leitura e confira 5 dicas de como fazer seus conteúdos da forma correta:
1. Concentre-se em seus clientes
Al Ries, profissional renomado na área de marketing, diz que ‘o marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções’. Ou seja, não adianta você tentar fazer o melhor produto se esse não está focado em quem realmente vai comprá-lo, que, neste caso, são os seus clientes (público-alvo).
Por isso, é importante que você se concentre na necessidade do seu cliente e mostre para ele que, dentre todos os produtos do mundo, o seu é o que vai solucionar o problema dele.
2. Dê a ele o que ele procura!
Quando um usuário sente uma dúvida, o que ele costuma fazer? Isso mesmo! Joga a dúvida no Google. Com base nisso, você precisa dar aos seus clientes a informação que eles estão procurando. Uma marca ou empresa que sabe responder as dúvidas do usuário ganha credibilidade.
3. Utilize palavras-chave e termos específicos
Se uma pessoa busca ‘‘Como funciona uma agência de inbound marketing?’’ nas buscas do Google, você precisa criar conteúdos que contenham palavras-chave voltadas para este assunto. Por esse motivo, existem as técnicas de otimização de sites e técnicas de escrita para web. Neste caso, investir em e-books ou artigos é uma opção e tanto!
4. Momentos-chave
Não só as palavras-chave precisam ser pesquisadas, saber o momento certo para oferecer seus produtos é essencial. Qual é o momento em que seu público-alvo busca desesperadamente pelo seu produto? Sabendo disso, você saberá qual é o momento-chave para mandar um email marketing, por exemplo, ou divulgar o seu produto.
5. Crie conteúdos diferentes
Você deve criar conteúdos distintos para cada tipo de persona. Se, por um lado, uma parte do seu público pesquisa por agência de google ads, é sobre agência de google ads que você deve falar. Se, por outro lado, seu público fala sobre SEO, é sobre SEO que deve falar.
Assim, você estará respondendo as dúvidas dos seus clientes sem perder o foco do seu negócio.