Dicas de segurança ao usar rebitadeira

Ao fazer uso de qualquer tipo de equipamento, a leitura do manual do produto é o primeiro passo para evitar que acidentes ocorram. Muitas vezes, pequenos incidentes acontecem pela simples falta de informação.

As instruções de segurança da rebitadeira também precisam ser seguidas. As rebitadeiras manuais são equipamentos de fixação industrial usados na união de várias chapas e materiais através de um rebite. Por ser um produto de alta periculosidade, o mau manuseio do equipamento pode resultar em ferimentos sérios. 

Para garantir a sua segurança, confira a seguir 5 dicas de segurança ao usar a rebitadeira.

1. Mantenha o ambiente iluminado quando usar a rebitadeira

Essa é uma dica de segurança geral e é bom que você fique atento à ela ao utilizar qualquer equipamento.

A falta de iluminação é um convite aos acidentes e, no caso das rebitadeiras, o risco é ainda maior. Ambientes escuros ou sem luz impossibilitam a visão clara dos rebites, que podem acabar perfurando as mãos do manuseador. 

Ao manusear a rebitadeira pneumática, é preciso redobrar a atenção. Esse tipo de rebitadeira é ligada a um compressor com o objetivo de atravessar os metais, por isso a pressão nessa ferramenta é ainda mais forte.

2. Ao manusear a rebitadeira, utilize equipamentos de segurança

Os EPIs são importantes e podem te proteger de muitos acidentes. Ao usar a rebitadeira, dê atenção especial às roupas e aos óculos de segurança. 

Um bom óculos de segurança protege a sua visão contra os rebites, caso estes se soltem. 

3. Não utilize a rebitadeira se o interruptor não funcionar

Seja uma rebitadeira a bateria ou uma rebitadeira hidropneumática profissional, se a função ligar/desligar não responder aos comandos instantaneamente, o ideal é não fazer uso da ferramenta e levá-la para reparo. 

Caso o equipamento não consiga ser desligado rapidamente em alguma situação, os ferimentos causados podem tomar grandes proporções, tanto para quem o manuseia quanto para as pessoas no entorno. 

4. Desligue a rebitadeira ao manuseá-la

Antes de fazer a troca dos rebites de repuxo e dos rebites de rosca interna, certifique-se de que a ferramenta está fora da rede elétrica ou da rede de ar comprimido, dependendo do tipo de rebitadeira.  

É importante garantir que o equipamento não ligue acidentalmente enquanto você fizer a manutenção e mudança de acessórios na máquina. 

5. Mantenha a rebitadeira limpa

Adquira o hábito de higienizar a rebitadeira antes de utilizá-la. Além de garantir a sua saúde, a limpeza da ferramenta impede possíveis deslizes.

Óleos e graxas são os principais causadores de acidentes na operação destes equipamentos. Mantenha os pontos de toque do operador sempre livres desses produtos. 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *