Carne para churrasqueira

Dicas para escolher carne para preparar em churrasqueiras ou panelas

O final de semana está chegando e você ainda não comprou as carnes para aquele churrasco em família? Ainda está com dificuldades de saber qual carne é melhor? Não consegue dizer quais cortes estão melhores que os outros? Saiba algumas dicas para melhor escolher as carnes que vão ser preparadas em uma churrasqueira ou panela de ferro fundido.

Compre a carne em um açougue

A vantagem de comprar carnes em um açougue está na possibilidade de escolher os cortes de forma melhor. A carne é mais fresca e, além disso, você pode pedir para que o açougueiro limpe e prepare os cortes do modo que preferir. Para cubos, filés e tiras, peça uma dica de corte para o açougueiro. Dessa forma, você evita pagar por nervos, gorduras e tecidos indesejados da carne.

Uma dica é evitar comprar carnes que venham em bandejas, porque a camada de cima pode aparentar ser boa e vistosa, mas as carnes da camada de baixo podem conter nervos e gordura, além de não estarem em boa qualidade.

Confira a embalagem

As melhores carnes para churrasco, na maioria das vezes, são embaladas a vácuo. Este tipo de embalagem, além de garantir um nível de maturação maior ao corte, deixando macio, permite que você confira a data de validade, a procedência e a aparência da carne.

Maturação

Assim como dito anteriormente, as embalagens a vácuo garantem um nível de maturação maior ao corte da carne. A maturação é um processo enzimático natural no qual a peça de carne é submetida a condições de temperatura próprias para o amaciamento. Por exemplo, cortes de carne com ossos precisam de 12 dias de maturação e as sem osso, 21 dias.

Cor da carne

Escolher uma carne pela cor é uma das maneiras mais importantes de garantir um bom churrasco. A cor vermelha é a característica que melhor distingue as carnes, porque ela indica a qualidade do corte e mostra se está exposto ou não há muito tempo para venda.

Na hora de preparar as carnes nas churrasqueiras, a cor da carne pode ser a gosto do churrasqueiro, dependendo se quer a carne mais ao ponto, bem ou mal passada. A cor da carne importa muito na hora da compra e é um dos fatores que sempre devem ser levados em conta para escolher as peças de melhor qualidade.

Veja a gordura da carne

Algumas carnes contêm capas de gordura que recobrem as peças, como picanhas, contra-filés e maminhas. Esta capa de gordura deve ser homogênea, não ter sangue coagulado e apresentar um tom amarelado. Na hora do preparo da carne, esta capa de gordura não deve ser retirada, porque durante o aquecimento ela irá derreter e garantir umidade e maciez à carne.

Conheça a churrasqueira

Além de saber como escolher a melhor carne para o churrasco, é muito importante conhecer a churrasqueira em que as carnes serão preparadas. Uma churrasqueira de ferro possui algumas vantagens, porque, além de ser portátil, ela cabe em locais com pouco espaço para uma churrasqueira maior, como um apartamento.

O ferro fundido é um material muito resistente. Por isso, se a churrasqueira for bem cuidada, pode durar por muitos anos. Estes tipos de utensílios de ferro, não só as churrasqueiras, são um investimento para a vida toda, porque podem ser utilizados por muito tempo e por várias vezes sem perderem a vida útil e a durabilidade.

Para realizar um churrasco, as panelas, churrasqueiras e chapas de ferro acabam sendo as melhores opções. Como o ferro fundido é um material que retém muito calor, ele permite o selamento dos pedaços de carne de forma mais fácil, sem a utilização de óleos, criando uma capa protetora em volta da carne, além de deixar a peça mais suculenta e macia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *