A engenharia civil está ligada diretamente com a infraestrutura e gerenciamento de uma obra, é quem faz todo o acompanhamento da execução, está relacionado às especificações elétrica e hidráulica das obras, prezando pela segurança do local e funcionários que ali trabalham.
A arquitetura é definida por projetar espaços conforme a orientação do cliente, trazendo para a obra conforto e estética. Geralmente esse profissional determina os materiais utilizados, disposição dos móveis, da iluminação e ventilação do ambiente. Faz parte do processo criativo do imóvel.
O curso das duas modalidades são requisitados nas universidades e o conteúdo programático varia entre aulas teóricas e aulas práticas em laboratórios virtuais, compostos por bancadas de laboratórios e equipamentos didáticos para as aulas práticas.
Para construir ou reformar, primeiramente é necessário a contratação de um arquiteto para iniciar o projeto e realizar a disposição da infraestrutura interna e decoração, logo em seguida, é necessário a contratação de um engenheiro civil para acompanhar a obra e infraestrutura externa do projeto.
Às duas profissões trabalham em conjunto, ou seja, em algum momento você irá precisar do auxílio um do outro, por isso, é necessário que saibam trabalhar em equipe para que o cliente tenha seu pedido entregue com perfeição.
O curso de Arquitetura
O nome do curso é Arquitetura e Urbanismo e tem como objetivo formar profissionais capacitados a produzir e planejar casas, prédios, espaços públicos, privados, unidos em alguns casos com acessibilidade e paisagismo.
O curso possui 80% das aulas práticas e as salas de aulas são compostas por bancadas para laboratórios de arquitetura, equipamentos para laboratórios específicos e um investimento alto de materiais, como, as variações de lapiseiras e grafites.
O curso de Engenharia
Se você gosta de ciências exatas e muito cálculo, a engenharia é o caminho certo para você. Você vai realizar cálculos das estruturas e sistemas, como, por exemplo, de casas, prédios, rodovias, ruas e pontes.
Vai lidar diretamente com gerenciamento de obras e não irá focar tanto com questões humanas, como a decoração, e mais no funcionamento do projeto como um todo.
As aulas inicialmente são mais voltadas para parte teórica e cálculos e após alguns semestres são iniciadas as aulas práticas, também compostas por equipamentos didáticos para cursos de engenharia e técnico.