Sabendo que o setor de logística de transporte de carga é uma das áreas mais importantes para uma empresa, é importante entender os conceitos dessa área para não errar na hora de contratar especialistas e gerenciar cargas e fretes!
Isso serve principalmente para aqueles que preferem contar com transportadora para empresas ao invés de ter a própria gestão de logística de transporte, porque é a melhor forma de avaliar a qualidade do serviço em questão, a estrutura da transportadora, bem como se o preço do frete está justo e dentro do que se espera.
Pensando sobre o assunto, é interessante saber diferenciar os tipos de frete CIF e FOB!
O que é o frete CIF?
O termo frete CIF significa Cost, Insurance and Freight – Custo, Seguro e Frete em português – e é um tipo de contrato que serve para transportes internacionais, no qual quem vende arca com todos os custos da operação.
Por exemplo, ainda que o cliente tenha tido o interesse de importar algum produto, é a empresa fornecedora que assume as responsabilidades pela carga e arca com todos os custos.
É um tipo de frete mais conveniente aos importadores para que não tenham que se preocupar com o manuseio da carga, o deslocamento do frete e outros detalhes mais complexos que podem ocasionar certas preocupações.
Nesse caso, a empresa de carretos é uma solução terceirizada para as distribuidoras.
O que é o frete FOB?
Já o frete FOB é a abreviação de Free on Board, que em português significa “livre a bordo”. Nesse caso, o valor do frete e a responsabilidade pelo produto ficam por conta do comprador!
Isso significa que, a partir do momento em que a mercadoria é colocada no transporte de carga, a distribuidora não tem mais preocupação e nem um tipo de obrigação em relação ao serviço.
Qual o melhor tipo de frete?
Avaliando os dois conceitos de frete, para decidir qual é melhor depende muito de caso para caso! Depende do tipo de carga, da distância em questão para entrega, da política da empresa distribuidora e do quanto os compradores estão dispostos a pagar pela entrega do produto.
Sendo assim, para entender qual frete pode proporcionar mais benefícios é preciso calcular frete transportadora e avaliar a empresa de fretes, especialmente quando é o caso de frete e transporte de pequenas cargas.
De qualquer forma, quando precisar desse tipo de serviço, é muito interessante pesquisar sobre o segmento e procurar conhecer cada empresa disponível para realizar fretes.
Não se esqueça de considerar os prós e contras e não se apegar somente a questão do preço!