duvidas-frequentes-sobre-corte-a-plasma

Dúvidas frequentes sobre corte a plasma

O corte a plasma é um processo que tem a função de cortar metais de diferentes tipos, através de um bico com um orifício que serve para constringir o gás ionizado em uma alta temperatura. 

Essas informações básicas sobre o corte a plasma muitos já sabem, porém existem algumas dúvidas frequentes sobre o corte a plasma, máquina de corte a plasma, e suas composições e instrumentos adicionais, que fazem o trabalho acontecer. E são essas dúvidas que vamos esclarecer a seguir. 

O que é plasma?

O plasma é caracterizado como um quarto estado de matéria, parece algo confuso, porém funciona da seguinte forma: na ciência, existem os três estados básicos da matéria, que é ensinado nas escolas, e eles se diferenciam a partir dos diferentes níveis de energia relativa. 

Porém, quando se trata do plasma, ele se torna um tipo de 4 estado da matéria, pois ao adicionar muito mais energia ao vapor e comprimindo-o, ele irá se decompor em diferentes gases componentes, que em uma alta temperatura, se torna o plasma, capaz de auxiliar no corte de materiais resistentes como alumínio e aço, através da tocha esab para corte a plasma.

O que é a tocha plasma?

A tocha de plasma é a parte principal que envolve a máquina de corte a plasma, porém é ela que irá definir a qualidade de um corte a plasma. Essa tocha funciona quando se encaixa na máquina e funciona geralmente, de acordo com a espessura e material do metal que será cortado.

A tocha a plasma oferece meios qualidade no corte junto com o bocal de plasma, que direciona a tocha com maior precisão. Além de prática, a tocha plasma garante maior segurança para quem utilizar a máquina de corte a plasma para trabalho.

Qual gás é utilizado no corte a plasma?

O corte a plasma é um processo de corte de materiais, que funciona através de um gás ionizado, como meio de condução elétrica de um jato plasma sobre superfícies metálicas, como aço inox, alumínio ou carbono.

Porém, antes dessa formação de um gás ionizado, existe uma seleção de gases distintos, que juntos se tornam o gás que faz parte do corte a plasma. Entre esse conjunto de gases, estão: oxigênio, nitrogênio e o gás argônio-hidrogênio. 

Como funciona o processo de arco plasma?

O processo do arco plasma apresenta dois tipos diferentes de arco, o arco transferido e o arco não transferido. 

O arco transferido é o sistema mais comum a ser utilizado. Após a abertura do arco piloto entre o pocal plasma e o eletrodo, o arco tem a função de fluir do eletrodo para a peça metálica através de aproximação. Já o arco não transferido, o arco entre o bocal e o eletrodo se intensifica pelo calor do plasma. E o jato plasma emergente, é utilizado para materiais não metálicos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *