Os prazos de validade de bebida alcoólica, não alcoólica e alimentos são estabelecidos com base em testes e análises executadas em laboratórios especializados. O principal intuito consiste em não prejudicar o organismo humano e causar danos à nossa saúde.
Pensando nisso, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre a importância de sempre olhar a data de validade de bebidas e alimentos. Principalmente em promoções. Assim, você garante seu bem-estar!
Importância da data de validade
Em síntese, a data de validade de produtos alimentícios e bebidas é o intervalo de tempo em que o alimento permanece seguro e viável para o consumo. Portanto, consumir produtos dentro do prazo de validade assegura que não haverá a contaminação proveniente de microrganismos patogênicos. Ou até mesmo contaminação com toxinas produzidas durante o armazenamento.
A data de validade não é somente um guia para os consumidores, ela é também, uma referência para os fabricantes e vendedores que precisam entender a condição do alimento ou bebida.
Como é definida a data de validade para bebidas e alimentos?
Bom, como já falamos, o prazo de validade dos produtos são, normalmente, definidos por profissionais através de testes e análises minuciosas. Nos laboratórios, é feito o teste de alteração de cor, aroma, sabor, odor, textura. Além da contagem de micro-organismos e tantas outras alterações que são capazes de causar danos prejudiciais à saúde do consumidor.
Mas, para que o prazo estabelecido funcione realmente, é necessário que o consumidor siga a orientação do fabricante em relação ao armazenamento. Mesmo as conservas e enlatados, por exemplo, precisam ser bem acondicionados.
Riscos de consumir produtos vencidos
O maior motivo pelo qual você deve sempre atentar-se aos prazos de validade é a saúde. Até porque alimentos, como o fardo de feijão, e bebidas vencidas causam, facilmente, doenças e problemas ao nosso corpo. Algumas delas são: diarreias, dores estomacais, infecção alimentar, intoxicação alimentar, vômitos e cólicas.