Você ainda não sabe o que é Inbound Marketing? Bom, então está perdendo um dos conceitos mais importantes de marketing na era digital. A área é responsável por mais de 275% (sim, isso mesmo!) de retorno sobre os investimentos em estratégias de comunicação online. Mas fique tranquilo! Neste artigo nós te explicamos tudo sobre o tema.
O conceito de Inbound Marketing
O Inbound Marketing, conhecido também como “novo marketing”, é definido como um método de Marketing Digital que visa atrair a atenção de potenciais clientes. Posteriormente, conquistar a permissão deles para se relacionar de uma forma mais direta, ganhando sua confiança e alcançando o objeto do processo: a venda.
Esse modo de fazer publicidade tem a ideia de atrair o consumidor por meio de conteúdos e outros materiais que são relevantes para ele. E, já que a primeira impressão é a que fica, a empresa começa uma relação com o pé direito, agregando valor para seu futuro cliente.
Resumindo, trata-se de um caminho que o consumidor pode percorrer, desde o momento em que está distante da marca até se tornar um fiel cliente. É implantado por uma agência de Marketing Digital.
As etapas da metodologia
- Atração
O primeiro passo é a atração. O consumidor é visto como um estranho e deve ser atraído para a empresa através de conteúdo, tornando-se um visitante.
- Conversão
Na conversão a empresa abre oportunidade para que a pessoa, visitante e apreciadora do conteúdo dela, se torne um lead. Ou melhor, um contato conhecido de um potencial cliente.
Nessa etapa descobrimos um canal direto de comunicação com essa pessoa (seu e-mail ou telefone, por exemplo) e adquire a permissão para utilizá-lo.
- Venda
Chegou a hora da conclusão da venda. No canal de comunicação, que citamos no passo anterior, a empresa entra em contato com o lead para que a venda aconteça e ele se transforme em um verdadeiro cliente.
- Fidelização
Por fim, vem o que chamamos de fidelização. Com boas estratégias de pós-venda, aqui o cliente se encanta com a marca, transformando-se em um promotor da mesma. Natural começa a divulgar os serviços e produtos para amigos.
Marketing de Conteúdo: a maior ferramenta
Uma das ferramentas mais poderosas do Inbound Marketing é o blog. Ele é utilizado por empresas para atrair usuários da internet com o Marketing de Conteúdo. Em síntese, corresponde à criação de textos relevantes e de valor para o consumidor, para atraí-lo até os canais de comunicação do negócio.No entanto, só produzir bons conteúdos não é o suficiente, pois podem ficar perdidos no universo online. É preciso adotar a otimização SEO, para posicionar bem as páginas nos buscadores, ou então patrocinar o link. É possível ser um link patrocinado Facebook ou no próprio Google, exemplificando.