Entenda tudo sobre endomarketing

Marketing é uma dos setores profissionais mais procurados hoje em dia. Caso você já tenha trabalhado ou trabalhe em uma agência de marketing, deve saber que existem diferentes tipos dessa modalidade.

O endomarketing é um deles, caso você queira saber mais sobre o que ele é e como funciona, então leia o texto abaixo. 

O que é endomarketing?

Em primeiro lugar, é importante saber a definição desse conceito.

O endomarketing é um tipo de marketing que tem como principal característica melhorar o ambiente de trabalho. O termo “endo” significa “para dentro”, logo, endomarketing significa vender algo para um cliente interno, ou seja, funcionário da empresa.

Esse algo pode ser um conjunto de ações ou incentivos que ajudem o colaborador a ser mais engajado e participativo dentro da companhia, seja ela uma agência de SEO ou não.

Vale ressaltar que, nesse tipo de assunto, é recomendável que exista uma parceria entre a área de Marketing e recursos humanos. Assim, as ações podem ser realizadas de uma forma mais estratégica. Alguns tipos de endomarketing que podem ser realizados são:

  • Cursos;
  • Eventos corporativos;
  • Treinamentos;
  • Políticas de benefícios.

Dessa forma, qualquer especialista em marketing digital irá se sentir valorizado pela sua empresa. Algo que, provavelmente, irá até aumentar o seu rendimento dentro dela.

Além disso, é preciso apontar que o endomarketing pode se utilizar dos mesmos instrumentos do marketing digital, como links patrocinados

Maneiras de fazer endomarketing

Antes de uma agência de inbound marketing ou SEO planejar fazer qualquer tipo de ação, é preciso analisar cuidadosamente quais os melhores rumos a seguir para se fazer esse tipo de marketing. Alguns passos recomendados são:

  • Saber sobre o time: conhecendo os membros da agência irá facilitar qualquer tipo de processo, dessa forma será mais simples entender o que é necessário para melhorar ambiente;
  • Crie um cenário de engajamento: criar cenários em que o colaborador fique engajado é bem importante para que o endomarketing tenha sucesso, dessa forma ele poderá alinhar suas visões com a da empresa.
  • Planeje antes: antes de tudo, é preciso planejar sobre o que será feito e qual objetivo a se atingir.

Benefícios do endomarketing

Como dito anteriormente, o endomarketing pode ser importante para que o ambiente de trabalho melhore e a produtividade dos funcionários aumente. Fora esse ponto, ele pode auxiliar para que ocorra um maior engajamento e também uma melhora no bem-estar físico e mental dos membros da companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *