O corte, portanto, não se limita apenas ao comprimento dos fios, mas também ajuda manter a saúde e a imponência deles. Quando se busca fortalecer o cabelo, mesmo o comprido, o corte, por mínimo que seja, faz crescer madeixas mais fortes.
Elimine as pontas duplas
Com o passar do tempo, é comum que o cabelo comece a se ramificar, tornando-se cada vez mais finos e vulneráveis. Nossas madeixas são expostas a diversas agressões no dia a dia e as pontas são as primeiras a sofrerem. Dessa forma, elas vão ficando mais ásperas, espigadas e podem surgir as famosas pontas duplas.
As pontas duplas têm a possibilidade de se enrolar nos fios saudáveis e acabar provocando a quebra. Isso atrapalha o crescimento rápido e saudável do cabelo. Para resolver o problema, cortar é uma excelente alternativa. A ação impede o enfraquecimento das mechas e as desagradáveis pontas duplas.
O mais indicado é renovar o corte em seu salão de beleza a cada três meses. Você ganha um aspecto bem mais saudável.
Volume melhor distribuído
O volume é a ocupação do cabelo conforme a espessura do fio e é muito importante que esteja em equilíbrio. Principalmente para as crespas e cacheadas, essa é uma das partes mais difíceis. Quando o corte de cabelo não é realizado com frequência, as nossas madeixas podem ficar tortas, sem forma e com volume estranho.
Evite os fios quebradiços
À medida que os fios crescem sem corte, chegam rupturas nas fibras, como já mencionamos. Mas por que isso acontece? Nas partes extremas do cabelo, existem menos nutrientes do que no couro cabeludo. Sendo assim, se você não corta, essas partes tendem a quebrar, atrapalhando qualquer tratamento capilar.
Desembarace rapidamente
Quem tem cabelo grande sabe: quando embaraça, o surto vem! Mas aparando os fios de forma regular, no intervalo de tempo certo, os nós não irão se formar. Então, fica muito mais fácil e prático para desembaraçar. Além disso, após o corte, as chances são menores de romper os fios enquanto o pente ou escova é usado.
Por fim, o simples hábito de cortar o cabelo com frequência beneficia, de maneira significante, a estética capilar. Há de ser um ritual de beleza. O corte proporciona fios mais fortes, brilhantes e com um balanço lindo de ser visto. Portanto, nada de passar meses e anos sem aplicar uma tesoura. Quem perde é você e suas madeixas, que ficarão ressecadas, sem volume e difíceis de serem finalizadas.