Dúvidas e preocupações sobre dedetização são comuns, existem vários questionamentos por trás disso, para te ajudar a tomar decisões e garantir sua segurança, vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre o processo.
Mito 1: A dedetização é prejudicial à saúde.
Verdade: A dedetização, quando realizada por empresas qualificadas e com produtos seguros, não oferece riscos à saúde humana. Os produtos utilizados são regulamentados por órgãos competentes e aplicados por profissionais capacitados a manusear produtos químicos. Sendo assim, a dedetização não é prejudicial à saúde.
Mito 2: É preciso sair de casa durante a dedetização.
Verdade: Em alguns casos, como em dedetização contra cupins, a permanência no local pode ser necessária por um curto período. Em outros casos, apenas a área de aplicação precisa ser desocupada temporariamente. A empresa dedetizadora fornecerá as instruções específicas para cada caso.
Mito 3: A dedetização é um processo único e definitivo.
Verdade: A dedetização é um processo contínuo que exige manutenções regulares para garantir a efetividade do controle de pragas. A frequência das manutenções varia de acordo com a praga, o ambiente e outros fatores.
Mito 4: Produtos caseiros são eficazes contra pragas.
Verdade: Produtos caseiros podem ser eficazes em casos leves de infestação, mas geralmente não oferecem a mesma efetividade que produtos profissionais. Além disso, o uso inadequado de produtos caseiros pode ser perigoso.
Mito 5: A dedetização é cara.
Verdade: O custo da dedetização varia de acordo com o tamanho do ambiente, a praga a ser combatida e o método utilizado. É importante comparar preços e buscar empresas que oferecem serviços de qualidade a preços competitivos.
Mito 6: Cheiro forte é sinônimo de eficácia.
Verdade: O cheiro forte pode ser apenas um indicativo de concentração de produto, não da sua efetividade.
Mito 7: A dedetização só é necessária em ambientes sujos
Verdade: A limpeza é um fator importante, mas a dedetização pode ser necessária em qualquer tipo de ambiente.
Esses mitos e verdades na maioria das vezes são os que mais causam dúvidas, e as pessoas acabam por não fazer o controle de pragas, que é tão importante para o conforto, segurança e qualidade de vida para lares e empresas.
Os ambientes dedetizados promovem segurança, diminuindo o risco de acidentes e picadas por insetos peçonhentos como escorpiões e aranhas, evita incêndios por eliminar roedores que muitas vezes roem fios, causando curto circuito. Além de proteger a estrutura física do local, com a exterminação de cupins e outros insetos que danificam madeira e outros materiais.
Por esses motivos a escolha da empresa é um dos principais fatores, atualmente são usadas técnicas modernas e seguras para o melhor resultado do procedimento, segurança dos habitantes e também para o meio ambiente.
Assim como a experiência local é um aspecto relevante a se considerar, conhecendo as particularidades de cada região os serviços são adaptados de acordo com a necessidade.
Seguir as instruções da empresa antes, durante e após a dedetização é um fator fundamental para a efetividade do tratamento realizado. Em caso de dúvidas ou preocupações, consulte a empresa dedetizadora ou um profissional de saúde.
Ao escolher uma empresa dedetizadora qualificada e seguir as medidas de segurança, você garante um ambiente livre de pragas protegendo sua saúde, da sua família e de seus colaboradores.