Motivos para fazer parte de uma cooperativa

Motivos para fazer parte de uma cooperativa

Cooperar é, basicamente, unir forças para atingir propósitos maiores. E é nessa ideia que o cooperativismo se encontra. O modelo de negócio é apoiado em esforço e em benefício comuns.  Você sabe quais as vantagens de entrar em uma cooperativa?

Você também é dono do negócio

Em uma cooperativa, você é um dos donos e participa de todas as decisões, desde política operacional à precificação. A gestão, portanto, é democrática e transparente. Ou seja, como associado, é possível que o cooperado participe da gestão. Opinando, sugerindo, denunciando falhas, defendo ideias e propondo solução

Os cooperados têm mesmo poder de voto

As são administradas democraticamente por todos os associados, que têm igual direito de voto. O poder de decisão não está relacionado a posses e muito menos a ações. É igualitário.

Mais vantagens, menores taxas

O trabalho cooperativo busca por benefícios comuns para o grupo todo. Por exemplo, podemos mencionar:

  • Na cooperativa de crédito, os cooperados têm acesso a taxas bem menores e podem receber sobras anuais.
  • Em uma cooperativa de produção, o benefício consiste no ganho de escala, que propicia negociações melhores.
  • Já dentro de uma cooperativa de consumo, há descontos na compra de produtos com qualidade para todos com contrato cooperado.
  • Cooperativa de trabalho tem como uma das vantagens a conquista de um espaço de coworking para os cooperados.

Uma parte dos resultados é sua

As sobras são repartidas entre todos os associados, de acordo com a participação de cada um nas atividades da instituição. Quando se trata de uma cooperativa financeira, exemplificando, apesar de já terem taxas menores e serviços mais em conta, os colaboradores ainda ganham. Isso acontece quando a arrecadação ultrapassa o necessário para cobrir custos.

A comunidade também ganha

A cooperativa de trabalho compreende o princípio do Interesse Pela Comunidade, presente nos 7 princípios do cooperativismo. Então, as instituições também são compromissadas com o desenvolvimento de sua região. Respeitando as condições sociais e a situação econômica do local. Deve, dessa forma, criar soluções de negócios e apoiar ações humanitárias e sustentáveis.

As cooperativas de crédito, por exemplo, que são uma tendência, obtêm recursos financeiros na área em que atua, seja cidade ou comunidade. Sendo assim, favorecem a democratização do crédito, bem como a desconcentração da renda. Promove, por fim, uma irrigação da economia local. Muitos benefícios para você e para a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *