A mudança climática já está provocando efeitos em todos os continentes e em todos os oceanos, segundo relatório apresentado em 31 de março por cientistas reunidos em Yokohama, no Japão. E a tendência é que a situação se torne ainda pior.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, grupo das Nações Unidas, já listou uma série de situações ambientais adversas, como o derretimento das geleiras, o gelo marinho do Ártico entrando em colapso, o abastecimento de água sobrecarregado, ondas de calor e chuvas fortes se intensificando, entre outras.
No entanto, no topo da lista de preocupações, ainda está a possibilidade de extinção de países inteiros, com o derretimento das geleiras e o aumento anormal do nível dos oceanos. Na pauta, está a previsão de que o nível global do mar pode subir até um metro neste século.
Os reflexos desse fenômeno serão desiguais devido aos efeitos da gravitação e da intervenção humana, sendo difícil prever as consequências. Mas se sabe que nações insulares como Maldivas, Kiribati, Bangladesh, e Fiji podem perder parte de seu território.
“Há muitos lugares no mundo sob risco de elevação do nível do mar, mas Bangladesh está no topo da lista”, afirma Rafael Reuveny, professor na Universidade de Indiana, em Bloomington. Políticos e cientistas climáticos de Bangladesh concordam que, até 2050, o aumento do nível do mar inundará cerca de 17% do território do país e obrigará o deslocamento de cerca de 18 milhões de pessoas.
Além disso, deltas fluviais, como Londres, Veneza e Nova Orleans também estão particularmente vulneráveis aos efeitos do aumento dos níveis dos mares.
Feito por Marília Rocha
Mudança climática pode gerar desaparecimento de planetas
VEJA IMAGENS DO DERRETIMENTO DE GELEIRAS: