Como deve ser feita a higienização do bebedouro?

Como deve ser feita a higienização do bebedouro?

Que o bebedouro de água é um elemento indispensável para espaços públicos e privados todo mundo já sabe! Agora, não podemos negar também que a higienização desses equipamentos é tão importante quanto providenciar um bebedouro de água com filtro.

Mas, como fazer a higienização de forma adequada? É possível fazer por conta própria? 

Para começo de conversa, podemos dizer que a higienização é importante porque o bebedouro pode se tornar um catalisador de contaminações – graças ao acúmulo de microorganismos e sujeiras presentes no filtro, ou até por causa da formação natural de biofilmes e algas que são produzidos quando o bebedouro fica exposto a luz natural – e  filtro de água do bebedouro pode acabar entupindo!

Pensando em tudo isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda por meio dos fabricantes que essa higienização seja feita ao menos uma vez ao mês (podendo ser adiantada e feita mais vezes ao mês quando muitas pessoas tem contato com o bebedouro).

Como a higienização é um processo importante e que exige responsabilidade, é importante procurar por uma assistência técnica e técnicos especialistas que te indiquem os produtos certos para usar em cada tipo de bebedouro e filtro. Inclusive, você pode pedir essa recomendação para higienização e limpeza no momento em que for comprar bebedouro de água.

Limpeza de rotina

Para realizar a limpeza de um bebedouro de água eletrônico, um bebedouro de água de coluna, um bebedouro de água de mesa, um bebedouro de água de parede ou qualquer modelo de bebedouro de água industrial em dias de rotina, você pode misturar água sanitária com água em um recipiente à parte para não deixar acumular germes e bactérias que acabam se acomodando nos bebedouros instalados.

Depois de fazer a mistura, você deve mergulhar uma esponja e passar nos bicos para fazer a higienização – não se esqueça de higienizar os ralos e outros itens removíveis do bebedouro. 

Mas, ainda que você tenha um bebedouro de qualidade como os modelos das marcas de bebedouro de água IBBL, bebedouro de água Consul e bebedouro de água Soft, a higienização feita com profissionais mensal não é dispensável. Isso porque além desses profissionais conhecerem as técnicas adequadas para higienizar cada tipo de bebedouro, também tem acesso aos produtos e equipamentos necessários para tal processo – além de remover e trocar os filtros de água. 

Onde comprar bebedouros de água e encontrar profissionais para higienização?

Quando for comprar bebedouros, procure sempre uma empresa que disponibilize diversidade de modelos e ofereça equipamentos de alta qualidade (inclusive peças e acessórios de bebedouros). 

Avalie, por exemplo, se na categoria de bebedouros você encontra: 

  • Bebedouro de água refrigerado (também chamado de bebedouro de água elétrico) – o qual serve como um bebedouro de água gelada e natural;
  • Bebedouro de água com compressor;
  • Modelos de bebedouro de agua inox;
  • Entre outros.

Lembre-se que o filtro deve ser adequado ao bebedouro em questão, portanto isso quer dizer que se você tem um bebedouro Electrolux deve sempre usar filtro de água Electrolux, se você tem bebedouro IBBL deve usar filtro de água IBBL, se você tem um bebedouro Soft da linha Everest deve usar filtro de água Soft Everest, se você tem um bebedouro Consul deve usar filtro de água Consul e assim por diante. 

Outra dica importante é dar prioridade para empresas que tenham assistência técnica e que sejam de regiões próximas a sua residência, trabalho ou onde quer que o bebedouro seja instalado. Por isso, seja específico nas suas pesquisas! Quando estiver procurando uma empresa de bebedouros na internet, digite no campo de busca o que você precisa e a região que deseja encontrar, como “bebedouro de água em Salvador” e “bebedouro de água na Bahia”! 

Agora você já sabe tudo que precisa para comprar, limpar e higienizar um bebedouro! 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *