Acompanhe a leitura e confira as inovações tecnológicas que impactaram o exercício da advocacia!
Armazenamento em nuvem e arquivos digitais
Os documentos físicos e aquela papelada toda estão sendo substituídos por arquivos digitais, armazenados em nuvem, o que chamamos de cloud computing. É basicamente um sistema que permite guardar arquivos em plataformas e servidores virtuais.
A principal vantagem é a segurança, pois os papéis podem ser perdidos ou danificados. Dispositivos como HDs, pendrives e computadores também estão sujeitos a perdas materiais e erros. Além disso, os documentos ficam disponíveis online, facilitando o acesso para quem precisar deles com urgência. Os serviços de nuvem mais famosos são o Google Drive e o DropBox.
Conferências virtuais
As ferramentas para conferências virtuais já são bastante usadas, principalmente após a chegada da pandemia, que impôs o isolamento social. Elas facilitam as reuniões e conversas à distância, que antes só eram possíveis de forma presencial.
O Skype é o meio de conferência virtual mais conhecido entre os tantos disponíveis no mercado, como o Google Hangouts e o Zoom.
Marketing
O acesso a serviços e produtos, com a internet, ficou bem mais fácil, mudando a maneira como o marketing é feito atualmente. Pequenas e médias empresas, bem como profissionais liberais, estão precisando se adaptar para expor seu trabalho no ambiente virtual. Já não basta veicular propaganda em mídias tradicionais, como televisão, jornal e rádio.
Por isso, é fundamental que um escritório de advocacia e advogados mantenham um contato próximo e assertivo com clientes pela internet.
Crimes digitais
Como nem tudo são flores, a internet também despertou os crimes cibernéticos, que utilizam dispositivos eletrônicos conectados para praticar ações criminosas. São crimes relacionados à extorsão de recursos financeiros, estresse emocional e danos à reputação. Por essa razão, o direito digital e o direito compliance precisaram ser desenvolvidos.
Os casos de imagens íntimas vazadas na Internet são um grande e preocupante exemplo. Segundo dados da SaferNet, ONG que monitora crimes e violações dos direitos humanos na internet, em 2020 o Brasil apresentou 1147 casos de sexting. Ou seja, envio de material de conteúdo sexual por redes sociais ou aplicativos de mensagens.
Por fim, podemos concluir que a tecnologia modificou os modos de comunicação do mundo contemporâneo. Ao mesmo tempo em que possibilitou o acesso à várias plataformas que facilitam o dia a dia, gerou novas preocupações. Na área jurídica, Stephen Hawking tem razão: inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança.