Arquitetura holística

O que é arquitetura holística?

Quantas vezes você observou construções com aparências únicas, como casas, prédios e outras estruturas? Cada construção tem sua história, tem uma mente pensante por trás do resultado final, que são os arquitetos. A arquitetura pode ser definida como a capacidade artística e técnica de organização de espaços, assim como a criação de ambientes.

De modo a conseguirem resultados únicos e inovadores de projetos arquitetônicos, as pessoas recorrem a escritórios de arquitetura, que chegam a ser a melhor opção para o desenvolvimento do projeto da construção desejada. Em busca de realizar um projeto arquitetônico, procure por um escritório de arquitetura na Vila Olímpia.

Entre algumas vertentes da arquitetura, encontra-se a holística. Saiba o que é a arquitetura holística.

Conheça mais sobre a arquitetura holística

O nome da arquitetura holística é derivado da língua grega, na qual “Holos” significa totalidade. A holística compreende a realidade como um todo integrado, nos quais os elementos participam de uma complexa inter-relação e correlação permanentes.

Nas bases holísticas, acredita-se que a parte está no todo, assim como o todo é encontrado na parte. Ou seja, diferentemente de uma visão analítica, que separa o todo em partes, individualizando-os, a arquitetura holística se mostra como uma abordagem abrangente, como uma forma de observar o mundo por meio de um olhar multidimensional.

Se estiver a fim de realizar um projeto arquitetônico com bases e características holísticas, procure por um escritório de arquitetura no Itaim Bibi.

Características da arquitetura holística

No holismo, como é chamado, a divisão entre as partes e o todo é descartada, porque por meio dessa visão divisível dos componentes, o aspecto de inter-relação entre as partes é perdido. De modo a compreender integralmente tudo aquilo que nos rodeia, a arquitetura holística considera fundamental a relação entre as partes e o todo.

A arquitetura, quando incorpora os pensamentos e características do holismo, é capaz de compreender como as partes do design interagem entre si e como nós seres humanos interagimos com esse design, tendo em vista que estamos em uma constante troca energética com o espaço a nossa volta, emanando e recebendo diferentes estímulos.

Assim, percebe-se que a função da arquitetura holística é reequilibrar as qualidades energéticas de diferentes espaços, como os de nossa casa, além de proporcionar espaços saudáveis, que conseguem curar e possibilitar às pessoas de estarem em contato com o sutil e com a vibração do espírito.

Existem diferentes técnicas utilizadas pelos arquitetos para modelar e adaptar o espaço por meio do campo do “healing design” (design de cura). Entre elas, encontra-se o Feng Shui, uma sabedoria milenar de origem oriental capaz de harmonizar os mais variados espaços.

Pratique da arquitetura holística em seus projetos

Nós seres humanos somos seres sensoriais, ou seja, respondemos a diferentes estímulos, que vão além dos cinco sentidos primários (audição, olfato, paladar, tato e visão). Reagimos também a diferentes experiências sensoriais de espírito e mente, como o sentido dos locais, formas e espaços, assim como o bem-estar, a cultura e o poder espiritual.

Sabendo a definição da arquitetura holística, conseguimos ser capazes de entender a importância da compreensão das partes e do todo como unidades, assim como a necessidade da harmonização dos espaços. Atualmente, a maioria dos projetos arquitetônicos de estruturas urbanas são pobremente desenhados, expondo as pessoas a problemas como estresse e doenças.

Por isso, procure realizar projetos arquitetônicos feitos por profissionais que se preocupem com a harmonização dos espaços tanto quanto se preocupam com a exclusividade do design dos projetos. Procure por um escritório de arquitetura no ABC e realize os melhores projetos de arquitetura holística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *