Seja nas relações pessoais ou profissionais, como em apresentações de impacto, a comunicação assertiva é algo extremamente importante, para atingir excelentes resultados. Dessa forma, entender maneiras de aplicá-la no dia a dia é algo essencial.
Nesse sentido, confira a seguir mais sobre o que é comunicação assertiva, qual a sua importância e confira também dicas que vão te ajudar a aplicá-la em sua rotina:
O que é Comunicação Assertiva e qual a sua importância?
A comunicação assertiva é uma habilidade muito importante para que as relações, sejam elas pessoais ou profissionais, sejam relacionamentos extremamente saudáveis e altamente produtivos.
Isso porque, a comunicação assertiva baseia-se na capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de maneira clara, direta, respeitosa e efetiva. Portanto, as pessoas que dominam essa forma de comunicação, conseguem evitar podemos evitar conflitos e atingir excelentes resultados. mal-entendidos, conflitos e promover um ambiente de diálogo aberto e construtivo.
5 dicas de como aplicar a Comunicação Assertiva no dia a dia
Agora que você já sabe o que é comunicação assertiva no trabalho e na vida pessoal, conhecer maneiras de aplicar esse tipo de comunicação no seu dia a dia é algo muito importante.
Por esse motivo, separamos algumas dicas que podem te ajudar, confira a seguir e saiba mais:
1. Conheça-se muito bem
Para comunicar-se assertivamente é essencial conhecer muito bem a si mesmo. Isso porque, conhecer seus próprios sentimentos, as suas necessidades e os seus limites é algo muito importante para que você consiga se expressar muito bem.
Nesse sentido, uma dica muito importante é realizar reflexões internas, para entender mais sobre seus pensamentos e emoções, entendendo de forma efetiva sobre tudo o que você deseja transmitir para as outras pessoas.
2. Comunique-se de forma clara e objetiva
Na comunicação assertiva a clareza e a objetividade são características muito valorizadas, que fazem total diferença no dia a dia. Sendo assim, uma das dicas mais importantes é evitar ambiguidades, informações confusas e principalmente evitar rodear os assuntos, alongando-se em suas apresentações ou até mesmo no dia a dia.
Priorize frases curtas e objetivas, expressando-se de maneira clara e direta, transmitindo apenas o que é necessário. Essa é uma excelente forma de evitar conflitos e confusões,
3. Seja um bom ouvinte
Para falar bem e comunicar-se de maneira assertiva, ser um bom ouvinte é algo extremamente importante. Por isso, praticar a escuta ativa e demonstrar interesse pelo que as outras pessoas têm a dizer é essencial. Seja sempre respeitoso e valorize as outras opiniões!
4. Tenha cuidado com suas emoções
Para comunicar-se bem é necessário saber lidar com as suas emoções, para atingir sempre de uma maneira clara, objetiva e extremamente respeitosa.
Nesse sentido, é importante conhecer sobre suas emoções e saber gerenciá-las, para evitar reações impulsivas e agressivas. Lembre-se sempre de pensar muito bem antes de falar e de escolher palavras respeitosas para tratar com outras pessoas, evitando desrespeitá-las.
5. Seja uma pessoa empática
Por fim, para ter uma comunicação assertiva é muito importante ser uma pessoa empática. Compreender a visão do outro é fundamental para construir boas relações, sempre pautadas no respeito mútuo.
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