Além do erro comum de misturar roupas brancas com roupas coloridas, que acaba ocasionando em leves manchas e até na transferência de cores, deve-se ter um cuidado especial com a forma que o processo de lavagem é feito e o que está sendo inserido na lava e seca.
O que não lavar na lava e seca
Existem algumas peças de roupas, calçados e utensílios que não devem ser lavados em uma lava e seca, não só pela durabilidade do equipamento, mas também para que eles não sejam danificados ou estragados durante o processo de lavagem.
Sapatos esportivos são um tipo de calçado que pode estragar na lava e seca, por conta da pressão do equipamento, além da água quente e da centrifugação. O recomendado é lavá-los à mão, podendo utilizar uma escova de dentes para remover sujeiras fixas no calçado. Quando lavar um sapato esportivo, deixe-o secar ao ar livre.
Algumas roupas íntimas não devem ser lavadas em uma lava e seca, como sutiãs e lingeries que tenham alças metálicas, porque podem ficar presas no cesto da máquina durante a lavagem e causar danos maiores ao equipamento.
Caso algum pedaço de metal de roupas ou zíperes tenha se desprendido durante o processo de lavagem, tente retirá-los do seu equipamento, para evitar futuros danos. Geralmente, estes tipos de objetos como arames, grampos de cabelo, moedas e zíperes ficam presos na borracha da porta da máquina e no tambor.
Se tiver certeza de que algo está preso em sua máquina de lavar, busque um técnico especializado para realizar uma revisão no seu equipamento e garantir que danos não ocorram durante o processo de lavagem. A assistência técnica lava e seca Samsung é fundamental para realizar serviços como reparos e manutenções preventivas.
Fique atento à quantidade
Na correria do dia-a-dia de trabalho, muitas vezes o desejo é de que todas as roupas sejam lavadas ao mesmo tempo. Porém, não é recomendado lavar muitas roupas de uma vez, numa quantidade que chegue a ser exagerada. Com o excesso, o sabão acaba não penetrando em todas as roupas da mesma forma e o processo de centrifugação pode ser atrapalhado.
Leia o manual do fabricante, porque nele existem instruções detalhadas sobre alguns cuidados que devem ser tomados com o equipamento, sejam referentes a quantidade ou o tipo de sabão em pó, além do volume de roupas sendo lavadas.
Utilizar muito de um produto para realizar a lavagem pode resultar em danos a sua lava e seca. Fique atento à quantidade de água e de sabão em pó ou amaciante que deve ser inserida no dispenser do equipamento. O excesso de espuma pode juntar muita sujeira e resultar em bactérias e mau odor.
Caso a sua lava e seca Samsung apresente problemas causados pela má utilização do equipamento, seja no exagero de produtos ou por algum outro tipo de descuido, saiba que uma assistência técnica lava e seca Samsung pode consertar e realizar uma manutenção em seu equipamento.
Verifique os bolsos e zíperes
Quem nunca lavou uma nota de dinheiro, uma moeda ou algum documento por engano na máquina de lavar? Na correria do dia-a-dia, é bem comum não se atentar aos detalhes nas roupas, como moedas deixadas no bolso da calça ou um cartão esquecido no bolso da camisa.
Pequenos objetos esquecidos nas peças de roupa podem acabar danificando o seu equipamento, travando algumas peças móveis da sua lava e seca. No caso dos zíperes, sempre os lave fechados, para evitar que enrosquem no cesto da máquina ou que se prendam a outras peças de roupas e causem danos aos tecidos.
Preste atenção a barulhos estranhos
Se durante o processo de lavagem a sua lava e seca começar a fazer barulhos estranhos, pode ser devido a pequenos objetos que estão presos no equipamento. Caso não consiga identificar de onde está vindo o barulho, agende uma visita técnica para que os profissionais da área possam identificar e solucionar o problema.
Lembre-se de verificar o modelo de sua lava e seca antes de entrar em contato com algum estabelecimento. Priorize as assistências técnicas autorizadas pelo fabricante, como a Assistência Técnica Samsung, de São Paulo.
<h2>Não mantenha o equipamento sempre na tomada</h2>
Assim como televisões e computadores, a lava e seca pode acabar sofrendo uma sobrecarga de energia caso aconteça uma tempestade. Para evitar que o seu equipamento seja danificado devido aos raios e quedas de energia, lembre-se de mantê-lo desconectado da tomada quando não for utilizado. Uma sobrecarga pode ocasionar até na queima da sua lava e seca.
Não se esqueça de retirar as roupas após a lavagem
Uma lava e seca faz o processo de lavagem de roupas ser uma atividade menos desgastante e que toma menos tempo. Apertando alguns botões e deixando suas roupas lavando por alguns minutos, o trabalho está feito, porém, é bem comum acabar esquecendo as roupas limpas molhadas dentro do equipamento.
Lembre-se sempre de retirar tudo de dentro da lava e seca assim que a lavagem for finalizada, porque quando as roupas ficam molhadas num ambiente fechado e escuro, a chance de criação de mofos e bolores aumenta, além do mau odor. Por isso, assim que lavar as roupas, coloque-as para secar.
Não fique sem lavar a sua lava e seca
Assim como as roupas sujas precisam ser lavadas para ficarem limpas, a máquina de lavar precisa de uma limpeza periódica, tanto de seus componentes quanto da porta do equipamento, para garantir um melhor funcionamento e uma maior longevidade.
Algumas peças importantes do equipamento precisam ser limpas regularmente, seja quinzenalmente ou ao menos uma vez ao mês. O dispenser, o cesto, o filtro de entrada de água e o filtro da bomba podem acumular resíduos e sujeiras, por isso lembre-se de mantê-los limpos, para evitar danos às roupas e à lava e seca.
Faça manutenções periódicas em sua lava e seca
A manutenção preventiva de um equipamento é fundamental para prevenir possíveis falhas e evitar um mau funcionamento. Ela também é útil para reduzir os desgastes do seu produto. Para que correr risco de sua lava e seca Samsung parar de funcionar ou apresentar defeitos, se você pode realizar manutenções regularmente?
A assistência técnica lava e seca Samsung realiza manutenções, que se feitas com frequência, dificultam a necessidade de um conserto. Mas, caso você precise de um estabelecimento que conserte o seu equipamento, o melhor a se fazer é procurar uma assistência técnica autorizada pela Samsung.