Em tempos de grande urbanização das cidades, é bem comum ver áreas verdes sendo derrubadas e destruídas para a inserção de grandes propriedades, sejam casas, prédios, indústrias ou centros comerciais. Ter uma área verde perto do local onde mora é uma vantagem. Por isso, ao procurar casas e apartamentos à venda em São Paulo, considere os bairros com áreas verdes.
Quais as vantagens de bairros com áreas verdes?
A principal vantagem de morar em um bairro que tenha áreas verdes é a de ter um ar com uma qualidade melhor. Os centros urbanos contêm muita poluição, por conta da fumaça dos automóveis e das indústrias, além dos odores provenientes do lixo espalhado pela cidade.
Durante este período de quarentena e isolamento social causado pela pandemia da COVID-19, ficou constatado que a poluição da cidade de São Paulo diminui, por conta da menor circulação de pessoas e veículos poluentes pelas ruas da capital.
Em um cenário normal, a poluição do ar ainda estaria alta. Pessoas que moram em locais com áreas verdes não precisam se preocupar tanto com a qualidade do ar de onde moram, porque as plantas próximas ao imóvel fornecem ar puro à atmosfera. Por isso, quando for procurar um local para morar na capital paulista, tenha preferência por bairros que tenham áreas verdes.
Em um bairro com áreas verdes, a natureza presente faz com que o ar seja melhor, porque as árvores e plantas absorvem o dióxido de carbono e liberam oxigênio na atmosfera, ou seja, o ar é puro. Na hora de procurar casas ou apartamentos em São Paulo, certifique-se de que o bairro tenha muitas árvores, porque isso é uma garantia de que o ar será mais puro que o do centro da cidade.
Tenha um lazer diferenciado
Morar em um bairro com áreas verdes permite um contato mais fácil com a natureza. Praças e parques podem ser a opção perfeita para aqueles que queiram ter um lazer fora do imóvel, seja realizando um piquenique com a família debaixo da sombra de uma árvore ou passeando por um parque repleto de árvores e plantas.
Apartamentos à venda em Perdizes, bairro da zona oeste de São Paulo, podem ser a solução para quem quer um local bem arborizado e com pontos de referência conhecidos, como o estádio Allianz Parque, o Shopping Bourbon e o Parque da Água Branca. No caso do último, é uma ótima opção para quem quer ter um lazer diferenciado em meio a natureza.
Áreas verdes valorizam o imóvel
A cidade de São Paulo é lembrada pelos grandes centros comerciais, pela quantidade de edifícios e pelo trânsito intenso de veículos. Ao circular pela capital, a presença da cor cinza no asfalto das ruas, nos prédios e nas construções é intensa, por isso, um bairro que contém muito verde das árvores e plantas valoriza o imóvel.
A presença de áreas verdes nos bairros também valoriza a paisagem do imóvel. Ao invés de ter uma vista artificial, ou seja, de casas, prédios, ruas e estradas, um local bem arborizado garante uma paisagem natural e diferenciada, além de uma qualidade de vida melhor.
Bairros com áreas verdes podem ser econômicos
Para fugir do estresse da capital, muitas pessoas procuram viajar para locais mais rurais ou que tenham mais áreas verdes. Por isso, ao morar em um bairro com área verde, não há a necessidade de ter de ir até outra localização ou outra cidade, basta ir a uma praça ou parque próximos à residência.
Em épocas de temperaturas mais quentes, o gasto de energia de quem mora em áreas verdes tende a diminuir, porque quanto mais árvores e plantas próximas à residência, menor a necessidade de usar ventiladores ou ar-condicionados para refrescar o ar.
Além da economia de energia e dos gastos de locomoção para outras localizações mais verdes, lembre-se de procurar imóveis econômicos. Assim como citado anteriormente, o bairro Perdizes é bem arborizado. Por isso, ao procurar apartamentos na zona oeste ou em qualquer outro local da capital, verifique a incidência de áreas verdes.
A poluição sonora e o estresse são menores
A cidade de São Paulo possui mais de 12 milhões de habitantes e mais de 30 milhões de automóveis circulando pelas ruas, ou seja, o barulho é constante. Em centros urbanos, a poluição sonora é considerada uma ameaça ao ser humano, além de ser um grave problema ambiental.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), além de causar alguns sintomas relacionados ao sistema nervoso, como estresse, insônia e nervosismo, a poluição sonora pode provocar problemas cardiovasculares e, a longo prazo, a diminuição da audição e, em alguns casos, até mesmo surdez.
A melhor forma de fugir deste tipo de poluição, para aqueles que precisam ou querem morar em grandes centros urbanos, é procurar imóveis localizados em bairros com áreas verdes. As árvores podem funcionar como bloqueios naturais de ruídos emitidos por automóveis, fábricas e estabelecimentos comerciais, como bares e boates, que funcionam durante a madrugada.
O bairro de Pinheiros, por exemplo, é um dos mais barulhentos da capital paulista, conforme registrado pela prefeitura. Se estiver à procura de apartamentos à venda em Pinheiros, lembre-se de dar preferência aos imóveis que tenham praças, parques ou áreas arborizadas nas proximidades.
Áreas verdes favorecem o convívio social e a prática de exercícios
Para aqueles que querem ter uma vida mais saudável, com uma rotina de prática de exercícios físicos, as áreas verdes, como parques e praças, podem ser a melhor solução. Ao invés de ir até uma academia para praticar exercícios como corrida e musculação, basta ir à área verde mais próxima ao imóvel.
De acordo com um estudo de revisão de literatura, feito por alunos da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a atividade física é classificada como um fator de proteção e promoção da saúde. As áreas públicas, consideradas pelo estudo como sendo de fácil acesso, representam uma alternativa de local para a prática de atividades físicas.
O estudo “Atividade física ao ar livre e a influência na qualidade de vida” ainda diz, que o aumento da construção de parques e praças públicas nas cidades, a utilização destes espaços públicos acabam sendo valorizados, por serem locais de fácil acesso e ambientes sociais de lazer. Com isso, lembre-se sempre de procurar casas ou apartamentos à venda em bairros que tenham áreas verdes.