De forma um pouco mais didática, a realização de um registro de marca é como um documento oficial, amparado perante a lei e que atesta que uma empresa ou uma pessoa específica é dona de uma determinada marca, e tem todos os direitos em relação ao nome, logotipo e design.
Muitas pessoas que querem criar seu próprio produto ou alavancar o nome de uma empresa ficam em dúvida na hora de realizar o registro de marcas, e para que isso fique mais esclarecido, apontaremos algumas dúvidas frequentes sobre esses serviços, para que todas sejam tiradas neste artigo. Saiba mais a seguir.
A minha marca pode ser registrada?
A maioria das pessoas, quando o assunto é o registro de marcas, ficam na dúvida de se o produto ou serviço delas pode ser registrado. Afinal, como saber isso?
O principal requisito para que um produto ou serviço seja registrado, é saber se já não existe uma marca ou empresa idêntica a sua ou muito parecida em produtos ou serviços no mercado.
Para tirar essa dúvida 100%, é necessário realizar uma pesquisa no INPI, e ver se no banco de dados há uma marca igual a sua, caso isso ocorra, você terá de inventar outro nome e idéias para registrar a marca, caso não tenha uma marca igual, o processo de registro de marcas pode seguir se desenvolvendo tranquilamente.
A minha empresa já está aberta. Preciso realizar um registro de marcas?
Uma coisa a ser analisada, é que jamais confunda o registro da sua empresa com o registro de marcas. Pois ter o registro oficial da empresa na Junta Comercial, não quer dizer que você tenha total direito de sua marca, isso só será concretizado se um registro pelo INPI seja feito.
A minha marca deve ser nova?
Para ter uma garantia de sucesso no registro de sua marca, você precisa de inovação, para chamar a atenção do cliente e escolher seu produto ao invés da concorrência. Porém para um registro de marcas a novidade é algo relativo, pois é analisada dentro do segmento de um produto ou serviço.
Por exemplo, se você utilizar um nome já existente, porém em um segmento totalmente diferente de produtos ou serviços, o INPI aprova o registro dessa marca. , então um nome totalmente novo varia do que a sua empresa quer oferecer