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Principais dúvidas sobre registro de marca

Um registro de marca pode fazer total diferença em uma empresa com seu produto, e é por meio da marca que o consumidor pode reconhecer produtos nos quais ele gosta e se identifica e contratar determinados serviços também, sem correr o risco de estar sendo enganado ou consumindo algo plagiado. 

De forma um pouco mais didática, a realização de um registro de marca é como um documento oficial, amparado perante a lei e que atesta que uma empresa ou uma pessoa específica é dona de uma determinada marca, e tem todos os direitos em relação ao nome, logotipo e design.

Muitas pessoas que querem criar seu próprio produto ou alavancar o nome de uma empresa ficam em dúvida na hora de realizar o registro de marcas, e para que isso fique mais esclarecido, apontaremos algumas dúvidas frequentes sobre esses serviços, para que todas sejam tiradas neste artigo. Saiba mais a seguir. 

A minha marca pode ser registrada?

A maioria das pessoas, quando o assunto é o registro de marcas, ficam na dúvida de se o produto ou serviço delas pode ser registrado. Afinal, como saber isso?

O principal requisito para que um produto ou serviço seja registrado, é saber se já não existe uma marca ou empresa idêntica a sua ou muito parecida em produtos ou serviços no mercado. 

Para tirar essa dúvida 100%, é necessário realizar uma pesquisa no INPI, e ver se no banco de dados há uma marca igual a sua, caso isso ocorra, você terá de inventar outro nome e idéias para registrar a marca, caso não tenha uma marca igual, o processo de registro de marcas pode seguir se desenvolvendo tranquilamente.  

A minha empresa já está aberta. Preciso realizar um registro de marcas?

Uma coisa a ser analisada, é que jamais confunda o registro da sua empresa com o registro de marcas. Pois ter o registro oficial da empresa na Junta Comercial, não quer dizer que você tenha total direito de sua marca, isso só será concretizado se um registro pelo INPI seja feito. 

A minha marca deve ser nova?

Para ter uma garantia de sucesso no registro de sua marca, você precisa de inovação, para chamar a atenção do cliente e escolher seu produto ao invés da concorrência. Porém para um registro de marcas a novidade é algo relativo, pois é analisada dentro do segmento de um produto ou serviço. 

Por exemplo, se você utilizar um nome já existente, porém em um segmento totalmente diferente de produtos ou serviços, o INPI aprova o registro dessa marca. , então um nome totalmente novo varia do que a sua empresa quer oferecer

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