Projetos de arquitetura minimalista: confira!
O que é arquitetura minimalista?
O século XX pode ser considerado como um período de surgimento de novas tendências artísticas. Entre elas, encontra-se a arquitetura minimalista, que é uma forma de valorização da modernidade e da tecnologia por meio da utilização de poucos artigos e itens de decoração, além de artigos geométricos, cores neutras, móveis com designs simples e angulosos.
Em casa, por exemplo, a redução de artigos decorativos e a exaltação de detalhes do ambiente fazem com que os cômodos fiquem ainda mais práticos e charmosos. Além disso, essas características do “menos é mais” são como formas de expressão de moradores, engenheiros e arquitetos, que encontraram fontes de inspiração no minimalismo.
O minimalismo também pode ser um estilo de vida
Se você pensou que o minimalismo estava presente apenas nos projetos arquitetônicos e de design, saiba que o estilo de vida também pode ser minimalista, ou seja, menos consumista. Em todas as aplicações do minimalismo, o importante é que exista a garantia do melhor emprego de recursos, de modo a evitar a poluição visual dos ambientes.
Arquitetura minimalista
No ramo arquitetônico, podemos encontrar a Casa Schröder, conhecida e considerada como o primeiro projeto arquitetônico com características minimalistas. Esse projeto foi feito com base em conceitos puros e simples. A residência conta com grandes painéis assimétricos, formas geométricas rígidas e é composta apenas por cores primárias, com o acréscimo do preto e do branco.
O estilo minimalista é aproveitado na arquitetura por meio da utilização de itens únicos e diferenciados para cada projeto. Os arquitetos que se inspiram no minimalismo para projetar casas e edifícios pensam em formatos mais simplistas, nos quais os ângulos e as formas geométricas fazem com que as vidrarias e superfícies espelhadas se tornem elementos modernos e sofisticados.
Caso queira implementar o estilo minimalista em seu projeto arquitetônico, procure por um escritório de arquitetura no ABC.
O minimalismo na decoração
Um design de interiores baseado no minimalismo conta com toda a elegância e o refinamento desse estilo, que utiliza materiais de boa qualidade potencializadores de detalhes do ambiente. Os móveis como conjuntos de cadeiras e mesa, bancadas, cabeceiras, estantes e sofás, geralmente, são maiores
Geralmente, a cor base do ambiente é branca ou alguma de tom claro. Os tons de cinza, marrom, juntamente com o preto e o metal, entram como pontos de luz na decoração, que agregam tonalidades ainda claras e pouco chamativas ao espaço, dando uma impressão de aconchego e profundidade.
Se quiser implementar o minimalismo na decoração de sua casa ou apartamento, o recomendado é procurar por um escritório de arquitetura no Itaim Bibi, para que os arquitetos consigam projetar um design de interiores feito com base nesse estilo e que se encaixe perfeitamente na sua residência.