Publicidade e propaganda e produção publicitária quais suas principais diferenças e semelhanças

Publicidade e propaganda e produção publicitária: quais suas principais diferenças e semelhanças

Inegavelmente parecidas, as duas áreas, tanto a de produção publicitária quanto a de publicidade e propaganda caminham juntas, porém apresentam algumas diferenças, as quais evidenciam sua diferença e necessidade da existência de cada uma delas.

Para apresentá-las, evidenciar suas diferenças e semelhanças e exemplificar quais as principais diferenças em cada uma delas, listamos abaixo algumas informações relevantes sobre o curso de graduação, locais de atuação e demais características desta ramificação da comunicação social, confira!

A princípio: o curso de graduação

Publicidade e propaganda

Para começar, é válido citar que, por ser um tanto quanto mais rica e generalista, a faculdade de publicidade e propaganda tem duração maior e garante ao profissional uma visão maior no que diz respeito à publicidade como um todo.

Além de aprender a parte prática, o estudante terá contato com toda teoria, bases, áreas relacionadas e todo o processo relacionado a composição do que se entende por publicidade, inclusive o contato com outras áreas “próximas”, como é o caso do jornalismo e do marketing.

Produção publicitária

Já o aluno do curso de produção publicitária, graduação ministrada como tecnólogo, aprenderá mais sobre a parte técnica da produção e veiculação de peças publicitárias, ignorando algumas áreas da publicidade, porém tornando-se igualmente competente no que diz respeito ao setor da produção.

Na prática, o aluno se tornará apto a veicular e desenvolver materiais que façam sentido e atendam as necessidades de seus clientes, sempre respeitando-os e atuando em prol do alcance de seus objetivos e resultados pretendidos.

Locais de atuação

Neste caso, ambos profissionais normalmente colaboram juntos, em agências de marketing ou publicidade, onde seu trabalho funciona de forma complementar, ou cada profissional cuida de um dos passos da produção e veiculação de peças publicitárias.

Caso consideremos uma sequência, o profissional formado em publicidade pode auxiliar na definição do briefing, contato com o cliente, pesquisa de mercado, atendimento ao cliente, enquanto o formando em produção publicitária atuará no desenvolvimento prático dessa ideia, entregando ao cliente conteúdo de valor e que lhe ajude a alcançar seu objetivo, independente de qual seja ele. 

Formações importantes

Expostas suas competências, fica evidente que ambas áreas são de extrema importância, principalmente em um momento de mudança no formato de consumo de conteúdo e veiculação de propagandas como vivemos.

Para destacar-se na carreira, recomendamos sempre que um bom curso de graduação seja buscado, preparando assim o futuro profissional para ir ainda mais longe em sua jornada, entregando maiores e melhores resultados e garantindo a satisfação de seus clientes! Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *