Como se sabe, as hidrelétricas são as principais usinas de produção de energia no Brasil, sendo responsável por 60% da energia consumida, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica.
No entanto, como tem como fonte a água, essa forma de produção de energia pode ter problemas em épocas de seca. Por exemplo, em 2013 e 2014, o país teve poucas chuvas, passando por um racionamento de água. Assim, para não ficarmos sem energia, usinas térmicas começaram a produzir.
O Brasil tem alto potencial energético, já que gera uma grande quantidade de energia por meios das hidrelétricas e está desenvolvendo a energia eólica e solar. Segundo o InfoPLD, o preço médio da energia me 2019 é R$ 89/MWh.
Cerca de 70% dos brasileiros gostariam de escolher o fornecedor de energia e 89% acham o preço da energia cara, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL).
Para acabar com a dependência das hidrelétricas, o Brasil deve investir em outras formas de produção de energia. O Ministério de Minas e Energia apresentou um plano de extensão de energia até 2026, ou seja, aumentar a participação de outras usinas. De acordo com a proposta, as usinas solares e eólicas devem aumentar a participação na matriz energética, passando de 9% para 18%.
Fontes mais limpas
Apesar da principal forma de energia no Brasil utilizar um recurso natural, as usinas hidrelétricas provocam danos ambientais. Inundações, desmatamentos, afetando a fauna e a flora são as principais consequências.
Como o Brasil tem um clima favorável à produção de energia solar, o país está investindo nessa forma de energia. São utilizadas placas fotovoltaicas que absorvem a radiação solar e transformam em energia, portanto não poluem.
Além de beneficiar o meio ambiente, a energia solar também beneficia o seu bolso, pois gera economia.
A energia eólica também é outra opção para a produção de energia limpa. A produção é feita a partir da força dos ventos que giram as hélices.
Como você pode evitar transtornos de queda de energia
Oscilações e quedas de energia podem acontecer devido a problemas na produção de energia – como falta de chuvas – ou por queda de árvores, por exemplo. Independente da causa, ficar sem energia gera um transtorno em casa, hospitais, eventos, escolas, em qualquer lugar!
Para evitar isso, você deve realizar a locação de geradores de energia, já que esses equipamentos garantem o conforto em relação a energia, ou seja, você terá energia, mesmo se ocorrer um apagão.
Faça a locação de gerador com uma empresa de geradores especializada! Há gerador para festas, hospitais e para outras situações. Por isso, na hora de alugar gerador, conte com a ajuda da empresa para escolher o mais vantajoso.