Ainda que existam vários tipos e variações desta mesma ferramenta, existe um modelo específico que é usado mais recorrentemente. Quer descobrir qual modelo é esse, suas características e sua aplicação? Então continue lendo para descobrir tudo sobre essa peça tão importante.
Os rebites de repuxo muito utilizados
Para acabar com essa dúvida, vamos logo à resposta: o modelo mais usado atualmente é o rebite de repuxo. Ele é especialmente útil para fixar chapas quando se tem acesso a apenas um dos lados das peças. Por isso, traz grande praticidade.
A ferramenta é composta por três partes principais: a haste, o mandril e a cabeça. Cada uma dessas divisões têm suas funções específicas durante a instalação da peça e para que a mesma cumpra sua função fixadora.
Esse tipo de rebite é bastante utilizado em calhas, esquadrias e até na instalação de box de banheiro. Além disso, seu uso é muito presente em obras de construção civil também.
Como os rebites são aplicados
Uma das maiores vantagens desses tipos de rebite é a sua aplicação simples e segura quando feita de forma correta. Confira, então, o passo a passo da instalação da peça.
- Realize um furo no local onde as duas chapas metálicas serão unidas;
- Introduza o rebite do orifício que acabou de ser feito;
- Com uma rebitadeira, seja ela manual ou pneumática, o mandril será puxado, fazendo com que a cabeça da peça se expanda até que trave;
- Para finalizar, o mandril sofrerá uma ruptura e a parte desnecessária será retirada pelo rebitador.
Simples, não é mesmo? Mas ainda que a peça seja mais usada, é possível encontrar algumas variações de tamanho, formato e material. Portanto, antes de aplicar o elemento de fixação industrial, certifique-se que o tipo certo foi escolhido.
E quais são os outros rebites disponíveis?
Como dissemos, o rebite de repuxo é o mais utilizado, mas não é o único tipo de rebite que pode ser encontrado. Existem muitas outras ferramentas com diferentes funções.
O rebite estrutural, por exemplo, garante maior resistência, já que todo o corpo do mandril permanece na junção das peças. Portanto, é a melhor opção para fixar chapas que sofrem grande pressão ou constante movimento.
Já o rebite hermético recebe tal nome por sua hermeticidade, ou seja, capacidade de vedação. Seu corpo é completamente fechado, o que ajuda a prevenir vazamentos e infiltrações.