Conheça os elementos de fixação industrial

Na indústria e nas áreas de construção e reforma, são necessárias diversas ferramentas que tornam o trabalho mais simples e eficiente. Alguns dos componentes mais importantes para garantir que tudo esteja em seu devido lugar são os elementos de fixação industrial.

Seus tipos e tamanhos são extremamente diversos e cada ferramenta cumpre uma função específica. Por isso, é importante conhecer mais sobre elas e entender seu uso em diferentes projetos de construção. Então, saiba quais são algumas dessas peças agora mesmo!

Rebites

Os rebites são elementos que fixam duas chapas metálicas com grande eficiência, resistência e durabilidade. Por isso, são considerados fixadores permanentes, ainda que seja possível retirá-los caso seja necessário.

Ainda dentro desta categoria, vale lembrar que existem inúmeras variações. Portanto, podem ser aplicados em diferentes construções. Um dos mais utilizados, por exemplo, é o rebite de repuxo, que possui uma instalação bastante simples.

Porém, também é possível encontrar o rebite com rosca, estrutural ou semi-estrutural, multigrip, entre outros. Assim, estão presentes em projetos navais ou, até mesmo, no reparo e montagem de calhas e box de banheiros.

Parafusos

Os parafusos também são um dos tipos mais comuns de fixadores. Eles podem ser encontrados em vários objetos e móveis que todos temos em casa. Esses elementos são, normalmente, feitos de metal e possuem vários sulcos. 

Além disso, assim como existem vários tipos de rebite, os parafusos também são encontrados em grande variedade. Parafusos sextavados, autotarraxantes, franceses, máquinas, madeiras, são só alguns deles. 

Arruelas

As arruelas são discos metálicos que devem ser instalados entre o parafuso e a porca ou a peça. Elas são usadas para proteger as superfícies das peças e das ferramentas para aumentar sua durabilidade. Isso acontece pois distribuem o peso de forma mais regular.

Agora, vamos entender mais sobre os tipos diferentes dessas peças. A arruela lisa é recomendada para objetos que não sofrerão muita vibração. 

Já a arruela de pressão é mais usada em projetos mecânicos, onde haverá movimentação e vibração das peças. Existem, também, outros tipos com diferentes funcionalidades.

Porcas

Já as porcas são utilizadas em conjunto com parafusos e roscas. Elas buscam travar a rosca do parafuso para que o mesmo não afrouxe e perca sua utilidade. A porca gaiola é um dos tipos deste elemento. Ela é utilizada para unir chapas finas e pode ser usada com diferentes tipos de parafuso.

Mas também existem as provas normais, recortadas, flangeadas, duplas e muitas outras. Para utilizá-las de forma correta, é importante pesquisar ou conversar com um profissional da área. Dessa forma, é possível realizar montagens e construções mais precisas e seguras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *