Roberto Justus deixou os negócios da família para trilhar o próprio caminho em 1981, quando iniciou a carreira no mercado publicitário como sócio de uma agência de propaganda. Depois de 17 anos, saiu da sociedade e fundou a sua nova agência, a Newcomm Comunicação Integrada. Em pouco tempo, a operação atraiu a atenção e os investimentos da multinacional Bates Worldwide, controlada pelo grupo inglês Cordiant, dando origem ao Grupo NewcommBates.
Em 2004, com a aquisição da Cordiant pela WPP, Justus tornou-se sócio do maior conglomerado de comunicação do mundo, e a holding passou a se chamar Grupo Newcomm. Sob o seu comando estão as operações das agências Y&R (líder do ranking de agências no Brasil, nos últimos nove anos, de acordo com o Instituto Ibope Monitor), Wunderman, New Energy e VML, e da Ação Premedia e Tecnologia (empresa especializada em serviços de manipulação de imagens, pré-impressão e logística digital).
A bem-sucedida trajetória como empreendedor resultou em um novo desafio: estrear na televisão como apresentador. Em 2004, Justus passou a comandar o programa O Aprendiz, na Rede Record, o qual já era um grande sucesso nos Estados Unidos. Depois de seis edições à frente do programa, tendo registrado picos de audiência na maioria delas, passou a apresentar outros formatos de programas.
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, Roberto Justus conquistou importantes premiações ao longo de sua carreira. Além das já citadas no início, estão Publicitário do Ano no Prêmio Colunistas, promovido pela ABRACOMP – Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (1997); Dirigente do Ano no Prêmio Contribuição Profissional, promovido pela APP – Associação dos Profissionais de Propaganda (2003); Prêmio Caboré, um dos principais da publicidade brasileira, concedido pela editora Meio & Mensagem, na categoria Dirigente da Indústria da Comunicação (2006); e Empreendedor do Ano nas Comunicações pela revista IstoÉ Dinheiro (2007).
Fonte: Rede Record