Conheça os tipos de rebitadeiras.

Saiba como escolher o melhor modelo de rebitadeira

Para a fixação industrial, existem diversos tipos de fixadores que podem ser utilizados, como parafusos, por exemplo. No entanto, essa peça pode ser prejudicial para alguns processos, já que ela pode ser desrosqueada e desgastada com o tempo.

Um tipo de fixadores que são vantajosos são os rebites. Eles também possuem a função de unir materiais, como chapas ou quaisquer materiais que precisam de uma união permanente. Os rebites podem ser encontrados na fabricação de brinquedos, eletrodomésticos, indústria alimentícia e automotiva, entre outros.

O ideal é utilizar equipamentos especializados para que a rebitagem seja eficaz. No mercado existem diversos de tipos de rebitadeiras que variam de acordo com a necessidade e tipo da aplicação.

Saiba mais sobre as funções e aplicações de cada rebitadeira!

Rebitadeira manual

O uso das rebitadeiras manuais servem para facilitar a rebitagem, mas ainda sim deve-se tomar cuidado. Esse equipamento pode unir materiais com rebite de repuxo e rebites convencionais, mas para isso, é importante selecionar o comprimento deles de acordo com a espessura dos componentes que serão unidos. 

Após a seleção, é preciso furar a chapa ou material em questão. O furo deverá ter um diâmetro maior que o rebite de repuxo. Por um lado, as rebitadeiras manuais são extremamente funcionais para uma rebitagem segura. Por outro, o processo pode exigir força de quem as manuseia.

Rebitadeira a bateria

Já a rebitadeira a bateria podem ser consideradas mais avançadas em relação às manuais. Esse equipamento é vantajoso por não precisar ser conectado à uma tomada. Sua bateria tem a capacidade de realizar 500 rebitagens.

Além disso, elas são muito utilizadas para montagens e reparos e são mais ágeis por não requisitarem o uso de compressor!

Rebitadeira pneumática

Por fim, a rebitadeira pneumática não exige tanta força na hora de aplicar rebite rosca interna, estrutural e de repuxo. Portanto, ela se diferencia por trazer mais agilidade, segurança e qualidade na hora da rebitagem, além de poder utilizar fixadores com dimensões variadas!

Tipos de rebites

Assim como as rebitadeiras, existem diversos tipos de rebites com características e aplicações diferentes. Em geral, eles são compostos por uma haste cilíndrica e uma cabeça em uma de suas pontas. No processo de rebitagem, sua haste é achatada para preencher o orifício.

Pode ser citado o rebite estrutural, por exemplo, que possui uma alta resistência à vibrações e tração e pode ser utilizados em trailers, containers, caminhonetes, entre outros. Já o rebite semi-estrutural é estruturado para ter um fechamento mais sólido internamente, enquanto o rebite de repuxo é o mais utilizado para fixação em furos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *