Pensando nisso, é interessante saber como uma transportadora para empresas avalia na hora de calcular frete transportadora para passar um orçamento. Para te ajudar a entender melhor esse assunto, preparamos esse conteúdo!
Continue acompanhando para entender como funciona o cálculo do transporte de encomendas.
O que uma transportadora avalia na hora de passar um orçamento?
Seja para passar um orçamento de frete ou carreto, a empresa transportadora vai avaliar os seguintes quesitos para passar o orçamento:
- Localização do remetente – nesse quesito levam em consideração a distância a ser percorrida, a quantidade de combustível necessária para o deslocamento e os desgastes causados na frota ou no veículo escolhido para o serviço;
- Características da carga a ser transportada – é muito importante perguntar no momento da cotação transportadora se a empresa realiza entregas do produto em questão, porque é possível que os produtos tenham que ser transportados em um veículo específico ou tenham necessidades que só podem ser atendidas por alguns modelos de veículo (principalmente quando é o caso de matéria prima).
Além da possibilidade da carga ser mais pesada e mais alta do que o veículo suporta, pode acontecer de a solicitação de transporte ser para cargas perecíveis ou perigosas;
- Percurso com pedágios;
- Modelo do veículo;
- Riscos corridos com o transporte;
- Prazo de entrega – esse fator é relevante principalmente quando a entrega deve ser feita em uma data específica ou muito próxima, porque pode acabar aumentando o valor do serviço.
Como escolher uma transportadora?
Quando estiver selecionando as empresas que te interessam para realizar o serviço de transporte de cargas, é importante analisar alguns detalhes – da mesma forma que as mesmas avaliam o tipo de serviço solicitado.
Sendo assim, é importante procurar saber se a empresa atende a sua demanda de forma satisfatória, se o prazo de entrega é respeitado, se tem estrutura para atender o tipo de carga que você precisa atender, se tem experiência no mercado para oferecer e claro, se o preço estipulado corresponde ao limite do seu orçamento!