Quanto aos títulos internacionais, o São Paulo é a terceira maior equipe da América do Sul, depois de Boca Juniors e Independiente, com 12 títulos internacionais.
Também é um dos clubes mais bem sucedidos do futebol brasileiro em termos de títulos globais, tendo conquistado 21 títulos estaduais, seis títulos do Brasileirão, três títulos da Copa Libertadores, uma Copa Sul-Americana, uma Supercopa Sul-Americana, uma Copa CONMEBOL (competição precursora da atual Copa Sul-Americana), duas Recopas Sul-americanas, duas Taças Intercontinentais e três Mundial de Clubes.
De acordo com a empresa BDO RCS Auditores Independentes, a marca do clube é a terceira de maior valor no Brasil, ultrapassando os 771 milhões de reais, ficando atrás do Flamengo (com 792 milhões) e do Corinthians (com 1 bilhão). Essa posição foi obtida graças a um incremento de 234% em bilheteria e 93% no marketing, além de possuir o Estádio do Morumbi.
No âmbito nacional, o São Paulo Futebol Clube só deixa de estar na primeira colocação no ranking da CBF, onde aparece em quarto. Já pelas classificações da revista Placar, Folha de São Paulo e RSSSF ele aparece sempre em primeiro.
O Tricolor do Morumbi, como é conhecido popularmente, também é um dos maiores clubes do mundo ocupando a oitava colocação segundo a Folha de São Paulo. Pelo ranking da CONMEBOL, que leva em conta apenas os resultados obtidos nas últimas cinco edições das competições organizadas pela entidade, o clube é o quarto entre os brasileiros e o sétimo em toda a América Latina. Já para a IFFHS, órgão de estatística reconhecido pela FIFA e que produz mensalmente um ranking de clubes, o Tricolor Paulista, outro nome pelo qual é conhecido, é o 10.º melhor clube atualmente e o 18.º melhor de todos os tempos, sendo o primeiro entre os clubes brasileiros. A mesma IFFHS, elegeu o São Paulo como o melhor time brasileiro da última década (2001-2011) e o segundo na América do Sul, atrás apenas do Boca Juniors da Argentina.
Atualmente, a fase não é boa. O time paulista ficou 14 jogos sem vencer e seis sem marcar gol, o que se configura na pior sequência já vivida pelo clube.