No geral, ao longo do tempo, os carros possuem mais capacidade de utilizar a eletricidade para o seu funcionamento, como por exemplo, o uso da rádio ou das lâmpadas presentes nos faróis. Contudo, outra peça deve merecer destaque nesse sentido, e pouco se comenta sobre ela, que é o alternador.
Vamos entender primeiro o que é um alternador de carro, e depois discutiremos sobre os seus variados tipos.
O que é e para que serve o alternador de carro?
O alternador de carro carrega consigo a responsabilidade de realizar a conversão de energia mecânica para a energia elétrica. Podemos entender que, sem a presença do alternador de carro, não é possível que esse veículo apresente um bom e adequado funcionamento.
Outro ponto importante acerca do alternador de carro é que essa é a peça responsável por carregar a bateria do seu automóvel, bateria essa que costuma dar uma certa dor de cabeça para os motoristas. Perceba que tudo está interligado, e devemos cuidar de todas as peças possíveis ao nosso alcance.
Como falamos acima, o alternador de carro se torna um elemento importante quando o assunto é energia elétrica do nosso veículo. A principal função desse alternador é alimentar aqueles equipamentos que necessitam da eletricidade que estão instalados no carro.
Além disso, a ignição eletrônica é um exemplo real da ação efetiva do alternador de carro, pois este age de maneira direta quando o motor do seu veículo está em funcionamento.
Quais os problemas que surgem com os alternadores?
Existem os mais diversos tipos de alternadores, e com isso, você acaba se perdendo em qual comprar para o seu veículo.
O mais recomendado é que você vá até um profissional e ele avalie de perto o seu caso, se existe a necessidade de troca, enfim. Por isso, vamos citar alguns problemas que ocorrem com certos de tipos de alternadores.
– Alternadores com rolamento desgastado: os alternadores conseguem fazer com que os componentes girem normalmente, e ao longo do tempo, as peças iniciam atritos recorrentes, o que pode prejudicar o funcionamento e gerar danos;
– Problemas com o estator: quando um alternador apresenta problemas com o estator, isso significa que muito se exige dessa peça, e o excesso provocou esse mal funcionamento. Então, no caso, qualquer coisa que puxe mais do que o normal, e está sendo um excesso para o seu carro, recairá em problemas com o estator.
Quando o seu veículo apresentar um problema com o alternador, seja qual for o tipo, leve para um profissional, e dessa forma você terá uma certeza de como proceder diante um problema.
Caso você tenha que comprar um alternador, recomendamos a https://www.alternador.com.br/, pois nesse site você encontra preços acessíveis e peças de qualidade.