Os serviços de segurança patrimonial protegem as instalações de uma organização, seus recursos financeiros, estoque, seus veículos, demais equipamentos e também todas as pessoas que frequentam determinado local. E essa segurança é importante por manter o patrimônio de cada um seguro e estável, independente do que possa acontecer.
Saiba no artigo a seguir, como escolher uma boa empresa de segurança patrimonial, como esse serviço funciona e sua verdadeira importância para a segurança da maioria dos locais e patrimônios de várias pessoas.
O que é a segurança patrimonial?
O conceito de segurança patrimonial vem de um serviço que é parte da segurança, e que através de uma gestão administrativa, vigilância patrimonial, controle de acesso, combate a incêndios e atividades de inteligência, busca garantir a incolumidade física das pessoas e proteger a integridade do patrimônio de alguma organização.
Essas organizações podem ser instituições, condomínios e residências, e empresas privadas ou públicas. E o patrimônio tem relação ao conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, sendo jurídica ou física. E, só pode ser considerado um patrimônio coisas que podem ser medidas em valores monetários, e pode se dar início com serviços terceirizados.
Missão da segurança patrimonial
Uma empresa de segurança patrimonial busca gerar um estado onde a pessoa, o patrimônio ou um estado esteja livre de danos, perturbações ou interferências, e tem a finalidade de garantir a incolumidade física das pessoas e manter a integridade do patrimônio.
As interferências estão relacionados a atos de espionagem, furto de informações, entre outros, e esses atos são capazes de interferir nos negócios ou até mesmo na rotina do segurado, causando prejuízos financeiros sérios.
Conceitos da segurança patrimonial
O conceito de segurança patrimonial é a aplicação da prevenção, reação e detecção em proporções distintas de um projeto de segurança. Acima de tudo, como na segurança privada, serve para assegurar pessoas e seus patrimônios da melhor forma.
- Prevenção: Planeja medidas preventivas para mitigar certas ações criminosas;
- Detecção: Detectar ações suspeitas com tempo para reação;
- Reação: Reagir após detectar qualquer ação suspeita.