Pneumática do grego “pneumos” que significa respiração é compreendida como o conjunto de aplicações que usam a energia armazenada e transmitida pelo ar comprimido. Na área industrial, esse gás comprimido é usado em várias aplicações como cilindros, motores e ferramentas pneumáticas. Continue lendo e saiba mais.
Através da utilização de gases pressurizados, a pneumática é capaz de fazer diversos equipamentos funcionarem, um exemplo do cotidiano é a máquina de café expresso, que bombeia o ar através da máquina.
O ar comprimido, ou pressurizado, pode ser definido como um produto dotado de alta energia que é resultado de uma transformação termodinâmica sofrida pelo ar atmosférico por meio do consumo de trabalho mecânico e pelo compressor.
Um sistema pneumático utiliza dois recursos principais para desempenhar a tarefa executada, um regulador e um atuador. O atuador possibilita que o gás comprimido seja liberado e o regulador auxilia na distribuição do ar,permitindo que a energia seja distribuída por todo o seu sistema.
No entanto, o gás comprimido também é muito usado em aplicações de automações industriais. Apesar de possuir custo elevado se compararmos com a utilização de eletricidade, o uso da pneumática em engenharia de automação oferece inúmeras vantagens, entre elas: força, velocidade, potência, precisão, simplicidade e confiabilidade.
Vantagens da pneumática
- O ar como fluido de trabalho não prejudica o meio ambiente.;
- Pode se integrar com sistemas de controle e automação;
- Utilizável em ambientes explosivos;
- Flexibilidade de aplicações e usos;
- Velocidade dos atuadores alta.
- É renovável pela sucção do compressor e não possui canalizações do retorno;
- Energia de fácil armazenamento e transporte
Uso de bancadas didáticas para experimentos
Em cursos e treinamentos, em geral, são utilizados modelos de bancada didática de pneumática e eletropneumática ou maleta didática pneumática e eletropneumática.
O processo de aprendizagem fica muito mais esclarecedor quando o aluno tem contato com um equipamento para realizar experimentos que vão desde a introdução à pneumática até circuitos automatizados complexos. Geralmente, esse equipamento pode ser encontrado como bancada didática ou maleta que r já é fornecida com a maleta didática.
A bancada pneumática acompanha em sua estrutura válvulas direcionais, válvulas auxiliares, atuadores monitorados por sensores e periféricos elétricos.
Sem dúvidas está na lista de equipamentos para laboratório que são indispensáveis.