Pensando no conteúdo para SEO
O Branded Content tem como objetivo reforçar ou definir o posicionamento de uma marca e aumentar o valor desta mesma. Ao contrário da propaganda, o branded content não tem a finalidade de vender um produto, mas sim de causar uma lembrança espontânea entre consumidores e criar uma conexão com o público-alvo.
O Branded Content não tem a intenção de convencer o cliente, afinal, o foco não está na venda direta, mas sim na audiência. Por meio da criação de conexões, o conteúdo de marca pretende que o cliente lembre espontaneamente da empresa ou de um serviço que ela oferece quando precisar.
Storytelling pode ser utilizado com técnica de Branded Content
A técnica de storytelling é usada para conta histórias criando uma conexão emocional com o consumidor. O Storytelling é muito utilizado por assessorias de imprensa, pois aproximam os consumidores com histórias envolventes e compartilhamento de valores e emoções.
Encante seus Clientes
Para que o Branded Content funcione de maneira eficaz é preciso conhecer quem é a sua audiência. Faça o mapeamento de suas preferências, de seus hábitos, sobre quais assuntos se interessam e de que forma conectam-se com sua marca.
Pesquise a forma de trabalho dos canais de mídia nos quais seu produto está inserido Avalie quais estratégias usam e analise a sutileza de outros conteúdos de marca.
No Branded Content não é válido utilizar técnicas de Copywriting e de Calls to Action. Se o seu negócio faz parte de um ramo muito segmentado que aparentemente é “engessado” e não desperta muito interesse, busque referências de outras marcas que obtiveram sucesso.
Aposte em diferentes formatos de mídias (podcasts, textos, vídeos, infográficos, listas etc) e distribua o branded content em várias plataformas.
O Branded Content estreita a relação com o cliente, consolida a marca e melhora a presença digital de uma empresa.
Assessorias de Imprensa desenvolvem Branded Content
Esta técnica pode ser contratada em uma assessoria de imprensa. Geralmente, em agências de assessoria de imprensa o branded content é desenvolvido tanto por jornalistas quanto publicitários. Na verdade, o que importa realmente é competência do profissional em planejamento estratégico de comunicação.
Aliás, o Branded Content pode ser utilizado como plano de ação para uma empresa em crise. Se este é o caso do seu negócio, procure uma assessoria de imagem para utilizar este formato de conteúdo em conjunto com o gerenciamento de crise.