A produção em massa do aço auxiliou em vários processos, como a expansão da Marinha Britânica e desenvolvimento de armamentos poderosos. A liga metálica compreende características únicas, fazendo com que ela seja um dos materiais mais usados em construções e diversos segmentos de mercado. Confira 5 curiosidades sobre o aço.
A utilização do aço tem origem no antigo Egito
Informações históricas, dadas por historiadores e antropólogos, relatam que a utilização do aço começou no antigo Egito. Os generais e soldados da época começaram a usá-lo na elaboração de facas, lanças e espadas.
De forma rudimentar, os egípcios conseguiram desenvolver maneiras de manipular essa liga metálica. Assim, foram originados objetos e soluções, depois de um tempo, aprimoradas. Mas, nesse contexto, o aço ainda era combinado com outros elementos químicos, a fim de aumentar a resistência e eficiência.
Atualmente, no entanto, sua utilização se dá, em grande parte, em indústrias. O elemento é usado em equipamentos, fornos e trocadores de calor e motores, como o caso dos retalhos de aço, por exemplo.
Uma solução para economia de energia
Você sabia que o aço conta com uma grande capacidade de isolamento, ao mesmo tempo que apresenta capacidade baixa de inércia térmica? Pois, é. Isso colabora para a economia de energia, e o elemento pode ser viável para segmentos industriais. Não à toa, muitas fábricas utilizam chapas de aço.
O aço é reciclável
O aço é altamente resistente, possui vida útil longa e é totalmente reciclável. Por essas razões ele é amplamente aceito em muitas aplicações, visto que harmoniza com outros materiais também. É uma das principais descobertas minerais, pois não prejudica a natureza e é fundamental para o nosso dia a dia.
O processo de reciclagem, portanto, é simples. Após eliminadas as impurezas, é feita a classificação do aço, seleção e prensagem. Então, o aço é enviado até uma usina siderúrgica, que derrete o material e reaproveita na produção novamente.
Os formatos de chapas de aço são variados
Cada segmento industrial tem seus objetivos, por isso, utilizam formatos específicos de aço. Há, por exemplo, os tubos de aço quadrados, aplicados em setores que demandam maior resistência, como maquinários industriais.
Um indicador econômico
O aço é um dos fatores que indicam a economia e infraestrutura de um determinado país. A liga metálica é responsável por alguns índices de desenvolvimento. Os resultados da siderurgia funcionam como um termômetro para variados setores, devido às exportações, um índice na classificação econômica mundial.
O aço, por fim, é um elemento poderoso e valioso para a sociedade. Utilizado inicialmente no Egito, o material reciclável é, hoje, fundamental para os negócios industriais e outros setores.