Conheça os benefícios da musicoterapia

Conheça os benefícios da musicoterapia

A música é tão antiga quanto as sociedades, já que é uma forma de expressão com muito sentimento e história. É natural então que a música também seja utilizada como uma terapia. Se você se interessa pelo tema ou até mesmo pensa em fazer uma pós-graduação EAD na área, continue lendo!

O que é musicoterapia?

A musicoterapia busca tratar e trazer alívio aos pacientes através das aplicações da música. A técnica utiliza as diversas expressões dessa arte focada em prevenir e zelar pela saúde.

Entende-se hoje que a música pode provocar tanto emoções positivas quanto negativas. Ela pode mexer com áreas do cérebro, como o córtex e o hipocampo, que são mais ativadas quando estimuladas pelas melodias. Dessa forma o humor e memória, por exemplo, melhoram significantemente.

Como funciona a musicoterapia?

As sessões, que podem ser individuais ou em grupo, incentivam o paciente a tocar instrumentos e cantar. A dança e a expressão corporal vêm atreladas e também são muito benéficas.

A música é muito poderosa ao trabalhar com a memória e o ritmo, mantendo o corpo ativo e o cérebro em pleno funcionamento. Em alguns casos acontece apenas a escuta passiva, conforme o terapeuta toca um instrumento ou canta melodia, mas que já desperta sentimentos e sensações para estimular o paciente.

Se esse for o seu chamado, procure por uma pós-graduação em saúde, musicoterapia e contribua para a saúde de mais pacientes.

Os benefícios são comprovados por estudos científicos de instituições reconhecidas e a musicoterapia é reconhecida pelo SUS como uma Prática Integrativa Complementar em Saúde. 

A terapia através da música é para todos. Pense nas boas sensações quando você escuta uma música que gosta no rádio, por exemplo. A pós-graduação em musicoterapia é importante e pode transformar positivamente muitas vidas.

Não pare por aqui, continue lendo e descobrindo mais sobre saúde e bem-estar! Se você tem interesse em outras áreas, 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *