Entre os anos de 2010 e 2015, o número de registros nesse segmento teve um incremento de 567%, passando de 72.309 para 482.455 em janeiro deste ano, segundo dados do Sebrae Nacional. Isso quer dizer que mais empresas pequenas e médias estão sendo fundadas.
De acordo com dados do Sebrae, o Brasil tem cerca de 532 mil pequenos negócios no segmento de beleza, incluindo MEI, microempresas e empresas de pequeno porte de cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza.
Os cabeleireiros formam a segunda maior categoria deste tipo de empreendedor, atrás somente de vendedores de roupas. Além de ser um mercado em ampla expansão, a Sebrae está promovendo a Semana do Microempreendedor Individual onde cursos e oficinas são oferecidos aos microempreendedores. É um evento que busca tirar dúvidas através de palestras gratuitas sobre empreendedorismo, segurança alimentar, tributação, legislação, entre outros assuntos.
A indústria da beleza cresce em torno de 10% ao ano desde 2001 e o faturamento líquido sobre vendas passou de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 38 bilhões em 2013, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre 2008 e 2012, o segmento teve um crescimento três vezes maior do que o PIB mundial: 12,4% contra 4,1%. Segundo a ABIHPEC, o setor contribui com 1,8% do PIB brasileiro.
Esses dados relevam que na atual conjuntura do mercado econômico investir em beleza é uma ótima alternativa.
Dicas para começar um salão de beleza
Feito por Marília Rocha