Diferenças entre o ferro e aço na construção civil

O ferro e aço são materiais bem comuns em diferentes áreas industriais, servindo para variadas coisas, desde bases para construções, até servindo para área de automóveis em grandes indústrias metalúrgicas, por exemplo. Caso você trabalhe diariamente com esses itens, certamente deve ter algumas curiosidades de fabricação e diferença entre eles.

Uma cantoneira, por exemplo, pode ser encontrada muito mais feita de aço do que de ferro hoje em dia. O aço, na maioria das vezes, tomou conta de muitas indústrias, sendo o principal item para a fabricação de diferentes materiais, por toda a sua resistência, tanto de força quanto em aguentar mais tempo do material sem corrosão. 

Quer saber mais informações sobre o ferro e aço, e as principais diferenças entre esses itens, principalmente na construção civil? Acompanhe o artigo a seguir para tirar todas as suas dúvidas a respeito deste assunto. 

Como o ferro e o aço surgiram?

O ferro é um mineral natural e, por se tratar de uma matéria-prima considerada cara, é difícil que pessoas possam encontrar tal produto 100% puro. O aço é um material derivado do ferro, ou seja, que já não é natural, pode ser visto como chapa grossa, em tubos ou até mesmo, vigas.

O aço foi criado pelas pessoas com a intenção de ser mais resistente que o ferro, suportando ficar ao ar livre e resistindo a todo tipo de clima anual, seja chuva em excesso, ventos e sol quente. O fato de não enferrujar e corroer com o tempo, faz com que chapas galvanizadas de aço, dentre outros tipos, sejam tão utilizadas na construção civil. 

Onde tais produtos podem ou devem ser utilizados?

Uma chapa de aço, por exemplo, que é um item bem-visto em construções civis, também pode ser utilizado na indústria mecânica, automobilística em variados setores e na projeção de edifícios. Além disso, esse tipo de material pode ser utilizado como um reforço na construção de diferentes projetos civis, ajudando a compor a resistência do concreto armado.

Já o ferro é algo mais antigo, iniciando sua utilização em edificações no século XVIII e, desde então, passou a revolucionar a arquitetura mundial, passando a permitir que engenheiros e arquitetos sonhassem mais alto, criando estruturas jamais vistas. 

Desse modo, o ferro também pode ser utilizado da mesma maneira que o aço, porém, não possui a mesma tecnologia que um tubo de aço, perdendo um pouco em questão de resistência.

Manuseio de maneira fácil

Outra diferença entre o ferro e o aço é que, se você transportar uma viga de ferro e outra de aço, verá nitidamente que o manuseio de materiais feitos de aço facilitam muito a vida de um construtor civil, já que se trata de um material com mais maleabilidade e resistência à corrosão em tempo aberto. Além disso, o aço é um material 100% reciclável, auxiliando positivamente na saúde ambiental.

O ferro e o aço são muito utilizados nessa área de construção civil, porém, obviamente, o aço possui maiores vantagens e benefícios em geral para ser o favorito desses e outros serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *