Entenda o que é e como funciona o regime de contratação cooperativista

As cooperativas são sociedades de pessoas que trabalham juntas em busca de um objetivo comum. Elas podem trabalhar por tal objetivo em diversos setores, como o agropecuário, de saúde e muitos outros. 

Mesmo promovendo muitos benefícios para seus cooperados, ainda existe uma dúvida: como funciona o regime de contratação cooperativa? A seguir responderemos essa questão, confira:

Como é feita a contratação cooperativa?

Quando é decidido contratar uma cooperativa de trabalho, será realizada a contratação da mão de obra dos cooperados, independentemente da área de atuação. 

Esse regime poupa o contratante de diversos gastos que seriam pagos em casos de contratação PJ ou CLT. Esse serviço prestado pelos sócios cooperados é firmado através de um contrato, onde estará explícito preço do serviço, prazos, quantidade e a qualidade esperada. 

Diferentemente de uma contratação PJ, por exemplo, o pagamento não é realizado diretamente para os cooperadores e sim para a cooperativa, a partir daí o valor será repassado de acordo com as regras firmadas por essa sociedade.  

Ao procurar por uma cooperativa de serviços, é importante que o contratante verifique a legitimidade da mesma, para que não haja problemas com o contrato que podem prejudicar a empresa.  

Vantagens do trabalho cooperado

Esse regime de contratação pode oferecer diversos benefícios, tanto para os cooperadores quanto para os contratantes. Algumas dessas vantagens são:

Comprometimento

Por se tratar de profissionais autônomos, eles prezam por máximo comprometimento para que seus serviços sejam buscados por outras pessoas e mais oportunidades de trabalho sejam geradas. 

Não há necessidade de um processo seletivo complexo

A principal preocupação do contratante será procurar mais sobre a cooperativa e verificar sua legitimidade antes de firmar o contrato, não será necessário entrevistas e um processo seletivo composto por diversas etapas. 

Foco nos negócios

Depois que a parceria for estabelecida, a cooperativa será responsável por supervisionar o trabalho de seus cooperados, o que abre espaço para que o empresário foque em seus negócios e não se preocupe com folha de pagamento, pagamento de benefícios e acompanhamento da produtividade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *