As estratégias de captação, fidelização e retenção de clientes baseiam-se na ideia de que o consumidor encontre a empresa. Assim, a venda de um produto ou serviço torna-se uma consequência natural. Isso tem sido, portanto, um grande aliado dos negócios. Saiba mais sobre estratégias de marketing digital para aumentar suas vendas.
Dedique tempo ao SEO
O posicionamento do site da sua empresa em páginas de busca é um aspecto importante. Quanto mais no topo estiver, mais as pessoas darão credibilidade, aumentando as chances de conversão. Para isso, só há um segredo: SEO. O SEO é, basicamente, um conjunto de técnicas que visa potencializar e melhorar o ranqueamento de um site nas páginas de resultados naturais.
Portanto, dedique tempo ao SEO. Após um período, você irá perceber que essa dedicação surtiu resultado nas vendas, depois que o posicionamento da página elevou-se.
Aproveite as redes sociais
Não é novidade que os brasileiros passam horas e horas conectados em redes sociais. Segundo a comScore, em média, o brasileiro fica 650 horas por mês em plataformas como Facebook, Instagram e Twitter. Ou seja, uma excelente oportunidade para alcançar clientes e fazer com que eles interajam com a marca. Se você ainda não fez isso, é melhor correr, porque está atrasado!
No entanto, a tarefa não é bem simples. Afinal, apenas “jogar” seu produto ou serviço em redes sociais, não basta. Você tem que ir ao encontro do público certo e acompanhar as ações dele, para sempre otimizar as publicações e anúncios. Caso não seja muito sua praia, busque referências nas páginas de grandes marcas, Natura e Nubank, por exemplo. Elas costumam ter ótimo relacionamento.
Imagens e vídeos são muito bem-vindos aqui. Solte a imaginação, estude seu cliente e boas vendas!
Faça anúncios segmentados
Plataformas como Google e Facebook possibilitam definir as características do público que você quer atingir com o anúncio. Idade, localidade e gênero são alguns pontos que podem ser estabelecidos. Assim, a publicidade da sua empresa vai especialmente para as pessoas que se encaixam no perfil.
Sem dúvidas, a chance de sucesso aumenta. Além disso, a filtragem faz com que o anúncio não seja exibido para um número enorme de pessoas. Consequentemente, o valor gasto com o patrocínio é menor.
Sem a segmentação, você, provavelmente, estará pagando por algo que não vai ter resultado. Principalmente com o Google, quando são feitos links patrocinados. Mas, se sua mercadoria é mostrada para potenciais clientes, que buscam aquilo, o êxito é conquistado.
Blog é fundamental
Uma das melhores estratégias de marketing digital, seja para qualquer negócio, é o bom e velho blog. Mas o que ele oferece? Ajuda ao SEO de seu site, fidelização de clientes, ótimo ROI e baixo custo de investimento. O blog, portanto, é o lugar ideal para criar um relacionamento com seu público.
Isso porque os textos devem abordar temas associados à sua empresa, com dicas e curiosidades, exemplificando. Uma pessoa pode chegar ao seu site através de uma dúvida que ela pesquisou e encontrou a resposta no blog. Quando atende à necessidade, você ganha gratidão e confiança. Ou seja, fidelização de clientes.
Para que isso dê certo e aumente de fato as suas vendas, é importante ter qualidade e frequência. Dessa forma, os leitores sempre encontrarão novidades relevantes.
Newsletter e e-mail marketing
Aumente a visibilidade de sua mercadoria e também dos conteúdos do blog. Para tal, existe a newsletter, que consiste em uma mensagem enviada de forma recorrente para uma lista de pessoas. Com ela, você entrega aos clientes tudo que surgir de novo, como promoções. É preciso que você estude a frequência correta, podendo ser uma newsletter mensal, quinzenal ou até semanas.
Já o e-mail marketing é bem parecido com a newsletter, mas com um intuito específico. Nele, você pode divulgar um conteúdo singular ou uma promoção incrível. Mas, claro, não fique mandando muitos e-mail, deve haver bom-senso. As duas estratégias exigem baixo investimento e cabem no bolso de qualquer empresa.
Marketing de performance
No marketing de performance, ações são pagas conforme o desempenho do anúncio. Ou seja, quando a conversão almejada acontece. Pode ser, portanto, uma venda, a geração de um lead ou um clique. Nessa categoria, são usadas mídias específicas e que apresentam retorno mensurável. Normalmente, o trabalho é feito por especialistas.
Dentro de uma era online, pode-se concluir que o marketing digital está em amplo crescimento. Ainda, surgiu para trazer novas oportunidades e percepções do mundo mercadológico às empresas. Entretanto, há estratégias que aumentam as vendas. É o caso do SEO e do uso de blog, newsletter e e-mail marketing. As redes sociais, evidentemente, não ficam de fora.